13.11.05

Torta de peixe

Entre minhas receitas consagradas encontra-se esta Torta de peixe de uma das freqüentadoras do Cybercook (como podem ver, vivo por lá!). Ela se transformou em minha segunda receita preferida de bacalhau (a primeira, aprendi com minha sogra e um dia irei postá-la).
A receita original é para ser feita com um peixe qualquer, mas confesso que sempre usei o bacalhau em seu lugar.




Torta de peixe

1/2 kg de batata frita congelada (um pacote daqueles à venda no supermercado)
cebolas grandes em rodelas
500 a 700g de filé de peixe temperado, frito e desfiado (ou bacalhau demolhado: lavar o bacalhau cortar em pedaços e deixar de molho de um dia para o outro, ou por mais tempo, trocando a água várias vezes, dar uma leve fervida e desfiar, caso ainda esteja muito salgado, coloque de molho em um pouco de leite ou jogue um pouco de água quente)
molho branco com 2 caldos de galinha (sempre uso menos caldo de galinha, acho muito salgado)
2 ovos batidos
1 caixa de creme de leite

Fritar a batata e colocar no fundo de um pirex, na verdade, eu nunca frito a batata, sempre asso no forno e fica muito bom.
Refogar as cebolas em 3 col. sopa de azeite e deixe murchar, misturar com o peixe desfiado (ou bacalhau), se quiser, adicione cheiro verde picado. Colocar em cima das batatas no pirex.
Misturar os ovos batidos no molho branco (para o molho branco, ou béchamel: coloque cerca de 2 c. sopa de manteiga em uma panela, adicione cerca de 2 c. sopa de farinha, misture, adicione o caldo de galinha e cerca de 400-500ml de leite aos poucos, mexendo sempre para não empelotar, até engrossar). Colocar o molho em cima do peixe e por fim o creme de leite, polvilhar com queijo ralado e levar para gratinar bem.



Como acompanhamento, fiz um arroz branco e uma salada de folhas (alface americana e romana,
rúcula, pedaços de nozes, gruyère ralado e croutons. Para o molho da salada, misturei azeite, mostarda tipo dijon, sal, pimenta do reino e um pouco de vinagre).

Um comentário:

Valentina disse...

Peixe...para mim bate qualquer coisa. comeria todo dia se pudesse.Vou fazer este prato.Ja estou anotando.