13.11.05

Apple Pie

Os almoços de família são as ocasiões nas quais posso testar receitas e repetir aquelas que já se consagraram. Hoje, testei duas, uma mousse de camarão, de que não gostei muito, por isso não irei passar sua receita, e uma torta de maçã, cuja receita alguém havia pedido no fórum do cybercook. Ela é deliciosa, eu a recomendo a todos. Sua massa derrete na boca. Ressalvas: apesar de estar escrito que ela não iria grudar na forma, a minha grudou um pouco, usei aveia em flocos finos, porque era a única que tinha, também acho que a quantidade de maisena poderia ser diminuída, quando eu a assei, as maçãs nunca “borbulharam”, talvez pela “liga” da maisena, mas isso é apenas um detalhe... Basta olhar para essa fatia de torta com uma bola de sorvete de creme para ter boas lembranças...


Crispy de maçã da Annie - Apple Pie

Massa:

100g de manteiga em temperatura ambiente
50g de açúcar de confeiteiro
1 gema
150g de farinha de trigo

Bata muito bem o açúcar e a manteiga na batedeira ate ficar leve. Adicione a gema e bata um pouco mais. Adicione a farinha de trigo MISTURANDO ate incorporar tudo.
Embrulhe a massa no papel-filme e ponha na geladeira por 30 minutos. Abra a massa numa superfície enfarinhada e abra com o rolo deixando-a com um formato redondo. Não precisa untar a forma removível. Forre a assadeira e coloque na geladeira por mais 20 min. Depois deste tempo de volta à geladeira, pré-asse a massa colocando-a num forno com 180C por 15-20 minutos.

Recheio:

6-8 maças sem casca sem caroço cortadas em pedaços
suco de meio limão + água
1 colher(sopa) de manteiga
¼ xícara de açúcar
½ colher(chá) de canela em pó
¼ de colher(chá ) de noz moscada em pó
¼ de colher(chá) de gengibre em pó
2 colheres(sopa) de Maisena

Misture o suco do meio limão com um pouco de água pra não escurecer. Coloque as maças no fogo com a manteiga e deixe por uns 5 minutos pra murchar um pouco. Elas devem ficar macias mas no centro do pedaço da maça fica um pouco crocante.
Em seguida adicione o açúcar e mexa bem.
Adicione a Maizena diluída com um pouco de água + sal + canela + gengibre + noz moscada.
Mexa a panela e quando a Maizena começar a ligar toda a mistura, desligue o fogo e reserve. Deixe esfriar antes de rechear a massa.


Cobertura: (farofa)

1 xícara(chá) de farinha de trigo
1/4 xícara(chá) de açúcar mascavo
1/4 xícara de aveia em flocos (flocos grandes)
1/2 colher(chá) de sal
1/3 colher(chá) de canela
130g de manteiga


Bata os 5 primeiros ingredientes na batedeira para triturar e misturar bem. Adicione a manteiga e bata mais um pouco. Está pronto.

Montagem:
Com o recheio frio, bote na massa pré-assada. Note que fica bastante maçã, mas é assim mesmo, pois ainda ela murcha quando for ao forno.
Ponha a farofa por cima do recheio. Não deixe a farofa muito arenosa você amassa um pouco pra que fiquem em grãos maiores tipo empolada. Certifique que a farofa cubra totalmente as maças. Não amasse, espalhe a farofa gentilmente.
Num forno pré-aquecido de 180C coloque a torta por 25-30 minutos. Quando o recheio borbulhar é um sinal de que está boa.



Fui presenteada com coisas relacionadas à cozinha, um de meus novos prazeres... Minha sogra voltou da França com uma provisão de queijos (chèvre, brie e camembert) e um “Petit Larousse de la Cuisine”, quelle joie! Minha mãe me deu uma assadeira de muffins, fazia tempo que queria uma...

2 comentários:

Ana disse...

Oi!
Meu nome eh Ana Paula, sou frequentadora do cybercook e tenho visto seus comentarios e receitas por la. Vi q vc postou o blog outro dia e vim dar uma "espiada"! Adorei seu blog, cheio de receitas legais.
Adoro torta de maca, e quando vi no cyber o seu post com a receita logo vim olhar a foto... e que foto, hein?! Linda sua torta! Adoro crumbs e crisps de maca, maca assada ja eh uma delicia, com farofa por cima entao nem se fala, ne!
Ana

valentina disse...

Ana, amo crumbles, cucas..todos estes pratos com contraste de texturas. Daí quando se acrescenta maçã então...fica tudo de matar.Linda a tua foto também.Como sempre.