8.11.05

Torta de alho poro


Vi esta receita no site da Valentina, que, por sua vez, pegou a receita da Iliane Brasileiro, já tinha comprado os ingredientes há um bom tempo (ainda bem que o alho poró aguenta um tempão!) e decidi prepará-la hoje para o almoço. Esta torta é muito boa! A cobertura cremosa e a massa crocante, a minha ficou um pouco quebradiça e, para piorar, tentei desenformar a torta ainda quente, quebrando-a em vários pontos, mas ela é deliciosa e acabamos reparando sua aparência bem rápido, eu e O comemos quase ¾ dela no almoço.


Torta de Alho poró
 
Massa:
1 pacote de biscoito tipo aperitivo ou salclic
50 gramas de manteiga - temperatura ambiente
1 ovo

Recheio:
1 colher de sopa de manteiga
1 cebola média ralada
1 ou 2 alhos porrós em rodelas (somente a parte branca)
1 xícara de chá de cogumelos tipo champgon fatiado
1 colher de sopa de farinha de trigo
1/2 xícara de chá de leite
2 ovos
1 copo de requeijão cremoso (ou algo que substitua)
sal e pimenta do reino a gosto

Preparar a massa:
Bata os biscoitos no liquidificador.Coloque numa vasilha e acrescente a manteiga e o ovo, misture bem com as mãos.Forre uma forma de aro removível (24cm diametro) com esta massa, nivelando bem.Reserve.

Prepare o recheio:
Aqueça a manteiga e doure a cebola, junte o alho porró e os cogumelos até refogar bem.Dissolva a farinha de trigo no leite, acrescente os ovos e misture bem.Acrescente esta mistura líquida ao alho, cebola e cogumelo que já estão no fogo, mexendo sempre até virar um creme. Retire do fogo, coloque o requeijão e tempere com sal e pimenta do reino. Despeje no fundo da massa da torta reservada. Leve ao forno até voce sentir que a massa do biscoito esta crocante. Cerca de 25min.

2 comentários:

valentina disse...

Uma delicia esta receita,n~ao?!?! Adorei.Comi todinha num dia so.Um pecado. As receitas da Iliane sao sempre assim, deliciosas.E a tua foto esta linda.

Cozinheira Maluca disse...

Eu fiz essa torta tb! Que delícia!!
A minha só ficou mais moreninha em cima porque eu coloquei ela no forno e liguei o timer e esqueci de dar uma olhadinha antes.
Fez sucesso e foi num instante tb.
um abraço
Cris