8.12.05

Bolo Impossível


Outra receita do blog Saveurs Mexicaines. Na verdade é um bolo pudim, mas no lugar do caramelo, emprega-se o doce de leite. Fiquei apaixonada pela idéia e resolvi experimentar. Ele é gostoso e tem um aspecto muito bonito. Quem sabe, no lugar do flan, um pudim com leite condensado talvez ficasse melhor, o flan fica com um gosto um pouco pronunciado de ovos (será que é porque não usei a fava de baunilha?)
Não há calda, apenas uma leve cobertura de doce de leite.

Fiz metade da receita, usei dois ovos para cada metade (pudim e bolo), assei na forma de bolo inglês.



Bolo impossível



Para 8 pessoas:
100g de farinha
1 c. café de bicarbonato de sódio ou fermento em pó
1 pitada de sal
150g de manteiga + cerca de 15g para a forma
7 ovos grandes
190g de açúcar
200g de chocolate meio amargo
100g de doce de leite em pasta 
600ml de leite
1 fava de baunilha (ou 1 c. café de essência de baunilha)

Preaqueça o forno à 200 C.

Leve o leite ao fogo com a fava de baunilha aberta ao meio no sentido do comprimento, quando ferver, desligue o fogo e cubra. (Se usar a essência, você pode empregá-la quando misturar o leite aos ovos).

Prepare a massa do bolo:

Derreta o chocolate com a manteiga em banho-maria (ou no microondas). Acrescente 150g de açúcar e 3 ovos batidos. Adicione a farinha peneirada com o bicarbonato de sódio e o sal.

Trabalhe a massa até que ela fique homogênea. Reserve.


Prepare o flan:

Em uma tigela, bata os 4 ovos restantes com 40g de açúcar. Retire a fava de baunilha do leite e derrema-o sobre os ovos sem parar de bater. Reserve.


Montagem:

Unte generosamente uma forma de 26cm de diâmetro com a manteiga. Espalhe o doce de leite no fundo da forma. Coloque a massa de chocolate sobre o doce de leite e, por fim, o flan.

Cubra com uma folha de papel alumino tomando o cuidado para que ela não entre em contato com o flan. Cozinhe em banho maria por 20 mn à 200 C. Em seguida, abaixe a temperatura para 180 C, retire a folha de papel alumínio e deixe no forno por mais 30 ou 40 mn, ou até que um palito inserido na massa saia limpo. As camadas de bolo e de flan irão se inverter.

Tire o bolo do forno, deixe esfriar alguns minutos. Enquanto o bolo ainda está morno, solte as bordas com uma faca e desenforme. Coloque-o na geladeira.

Sirva bem frio, ele pode ser preparado na véspera.

 

13 comentários:

Anônimo disse...

oi Karen...que coisa linda êsse bolo seu.!!.amo suas receitas..fiz essa semana e coloquei fotos e receita no Beltrano... seu filé na mostarda!!só que coloquei seu nome..e.nome do site coloquei?(kafta..e..é Kafka)desculpa!!um abraço..iliane

Karen disse...

Não há razão para pedir desculpas! Eu é que fico lisonjeada, afinal, tb adoro suas receitas! Obrigada!

Anônimo disse...

fiquei com vontade... huuuuuummm

Valentina disse...

Karen querida, que lindo. Vou te mandar uma conta com o prejuizo.Estas receitas me deixam dopidinha.rsss Olha, voce passou as gemas pela peneira?

Karen disse...

Valentina, eu nem separei as claras das gemas, fiquei pensando até que poderia ter batido a parte do flan no liquidificador para incorporar melhor, mas foi tudo na mão mesmo...

Akemi disse...

Tbm achei lindo o bolo, e tão pertinho assim, deu vontade de morder o monitor...rs

Valentina disse...

Karen querida, desculpe utilizar este espaco mas queria te mandar o link de um site que tem uma lista de substitutos de bebidas alcoolicas pra cozinhar.Achei interessante. Ja mandei pra Clara também.

http://www.whatscookingamerica.net/alcoholsub.htm

Bjs

Karen disse...

Valentina, obrigada pela dica. Eu dei uma olhada e há substituições interessantes, só fiquei em dúvida com a substituição do saque pelo vinagre de arroz, acho que a diferença é grande!
Um abraço
Karen

Laurange disse...

Bravo, il est magnifique !

mariadorme disse...

na receita fala em doce de leite que é 1º coisa a colocar na forma mas nao encontrei na receita o doce? podia me ajudar obg
mariadorme..........

Karen disse...

mariadorme, não entendi bem a sua pergunta, o doce de leite em pasta já é comprado pronto, pode ser daqueles de potinho ou de lata, você usará 100 gramas. Espero ter respondido a sua pergunta. abs!

Francisco Lopes disse...

Qual a quantidade de leite que não está especificado nos ingredientes???
Obrigado.

Karen disse...

Uau, Francisco! A receita está aí há anos e ninguém tinha se dado conta dessa omissão! Obrigada por perguntar!