25.12.05

Torta de banana com chocolate

Deliciosa torta com bananas e ganache de chocolate, a massa não deixa nada a desejar! Já vi tortas semelhantes nas quais a banana era substituída por morangos, também deve ficar ótimo. A receita foi publicada há alguns anos na revista Claudia Cozinha, mas já a vi no Cybercook, com algumas modificações.

Torta de banana com chocolate

Massa
1 ¼ x. de farinha de trigo
¾ x de manteiga em temperatura ambiente
1/3 x de açúcar
1/3 x de amêndoas sem pele moídas
½ c. de chá de essência de baunilha
1 gema
1 pitada de sal

 
Recheio
1 x de creme de leite
2 c de sopa de manteiga
1 c chá de essência de baunilha
3 gemas
1 tablete de chocolate meio amargo picado (cerca de 200g)
½ tablete de chocolate ao leite picado (cerca de 100g)
3 bananas-nanicas médias em rodelas de 1 cm de espessura
1 c sopa de rum
1 c sopa de açúcar

Preparo da massa
Bata bem a manteiga com o açúcar. Junte a gema e a baunilha e misture. Acrescente a farinha, o sal, a amêndoa e bata até ficar homogêneo.
Ponha a massa na forma e, com a ajuda de uma colher, forre o fundo e a lateral. (É bom colocar papel manteiga no fundo da forma). Deixe na geladeira por 10 minutos. Aqueça o forno em temperatura média (180 C). Pincele com manteiga uma folha de papel manteiga ou alumínio e coloque sobre a massa com a superfície untada para baixo, sobre a massa. Encha com grãos para que a massa não suba enquanto assa.
Asse por 20 minutos ou até a borda começar a dourar. Remova o papel com os grãos e asse por mais 10 minutos ou até dourar ligeiramente.

Preparo do Recheio
Aqueça o creme de leite até ferver. Transfira metade para uma tigela e junte as gemas. Mexa e devolva à panela. Leve ao fogo baixo e mexa até engrossar ligeiramente, sem deixar ferver.
Junte o chocolate, a manteiga e a essência de baunilha, misturando até ficar homogêneo. Deixe esfriar. Numa tigela, misture a banana com o açúcar e o rum. Arrume as rodelas sobre a massa. Cubra com o chocolate e alise com uma espátula. Deixe na geladeira por 1 hora. Ao servir, polvilhe cacau em pó.


4 comentários:

valentina disse...

Karen, que linda. Deve ter ficado demais.Adoro banana..com chocolate então..

Karen disse...

Essa torta é minha perdição, sempre que eu abro a geladeira dou uma "beliscada"!

Akemi disse...

Tá linda essa torta, Karen! Adoro tortas de todo jeito, banana com chocolate é uma combinação mais do que perfeita! Geladinha então...hummmm

ilianebrasileiro@terra.com.br disse...

muito linda a sua torta!!adoro tudo que tenha bananas!rsss...mas..acho que sou uma das poucas pessoas que não gostam de chocolate!mas..essa combinação é perfeita!já fiz uma torta parecida com essa..lá do cybercook!(anterior a plastica feita no site!rss)parabens