5.12.05

Tortillas de trigo

Encontrei esta receita de tortilla no blog de uma francesa que morava no México (o blog acabou e não tenho mais o link para a receita original). A tortilla feita com farinha de milho é a mais comum, mas como os ingredientes desta aqui já estavam à disposição e não tenho idéia de onde adquirir a farinha de milho própria para a confecção da outra tortilla, resolvi simplificar as coisas. Esta é mais consumida, segundo Laurange, no norte do país. Deu certinho, só não consegui fazê-las redondas!



Tortillas de trigo (tortillas de harina)


200 g de farinha de trigo
50g de manteiga em pedaços
uma pitada de sal
uma pitada de açúcar
água

Peneire a farinha com o sal e o açúcar. Incorpore a manteiga à farinha e adicione água pouco a pouco, até obter uma massa homogênea e elástica. Faça 10 bolinhas iguais (talvez 8 bolinhas seja melhor, as tortillas ficam pequenas), achate-as um pouco e deixe descansar por 30 minutos cobertas por um pano de prato.

Abra as bolinhas com um rolo. Esquente uma frigideira antiaderente sem gordura e quando estiver bem quente, coloque um disco da massa e deixe tostar por cerca de 30 segundos de cada lado até que fique dourado.

Mantenha as tortillas envoltas em um pano de prato até o momento de consumi-las.



14 comentários:

Valentina disse...

Oi Karen, amei este post de tacos. Ja vai pra minha lista de prejuizos.voce vai estourar o meu orcamento.rsss

Anônimo disse...

Oi Karen!!

Olha soh..eu moro no sul da California, quase fronteira com o Mexico e akih comida mexicana sobra. Uma informacao dessa parte dos US: a tortilla de farinha eh tao usada quanto a de milho..Veja bem: com a de farinha de trigo faz-se: burritos, tacos, quesadillas, gorditas ( com uma tortilla mais gordinha..hehe, soft* tacos, chimichangas..
(*a adicao do adjetivo eh soh pros "soft" nao usam a expressao "hard" tacos)

Com a de milho, os usos mais populares sao: tacos, tostadas, enchiladas..Hmm..ateh perguntei pro maridao se ele lembra de outros, mas acho mesmo que a de farinha eh mais usada..hehehe

E as tuas ficaram certinhas!!!

Karen disse...

Brisa, obrigada pelas informaçôes! Que inveja! Você pode comer essas coisas quando quiser, eu adoro comida mexicana!

Anônimo disse...

Oi Karen,

Procurei muito uma receita boa dessa massa crocante e acabei simplificando........

Compro massa de pastel pronta, de preferência a Carneiro que tem discos grandes, e coloco duas a duas no microondas, 30 segundos de um lado e mais 30 do outro.....

Deixe descansar uns 2 minutos enquanto pega o requeijão, a geléia, a manteiga, o azeite, o orégano, ou o que vc preferir e divirta-se!!!!!!!

Fica delicioso!!!!!!!

Quando faço muitos, quebro em 2 e coloco num vidro, como biscoito.....

Experimente e dê notícias......

Beijuuuuuuuus,
Katha
katha@katharina.com.br

Karen disse...

Katha, a massa dessa receita não fica crocante, vou experimentar a sua! Obrigada!
Karen

Anônimo disse...

HAhahAHAHA! PO..eu to louca mesmo..soh agora vih que tinha ateh comentado akih..eh a idade, amiga, me desculpa..hehe

Bjs

sonia a. mascaro disse...

Estas Tortillas parecem deliciosas!
Vou fazer amanhã mesmo, trocando a manteiga por Becel. Será que com óleo de canola também dá certo? Abraços, Sonia.

Anônimo disse...

Olá, Karen! Que bom q achei essa sua receita de Tortillas! Estava preocupada com o tipo de farinha a usar, mas pelo jeito a de trigo comum funiona mto bem! Vc não teria uma receita de baked beans infalível? Obrigada! Ah, vou te linkar no meu blog, ok? Gostei do seu espaço... Bjs

Karen disse...

Oi, Camila! Infelizmente, eu não conheço nenhuma receita infalível de baked beans... Eu fiz uma há algum tempo, mas não sei se é isso que vc procura. Veja aqui.
Obrigada por me linkar!

Anônimo disse...

Obrigada pela resposta, Karen! De fato, a receita que testei hj leva ingredientes diferentes desse q vc indicou, mas acho q ficaram com sabor sememlhantes... a minha leva açúcar mascavo. Tá lá no meu blog, se quiser verificar! Beijos.......

Cris disse...

Oi Karen, estava a procura de flour tortillas e encontrei a sua! Posso publicar no blog? O link que você cita da francesa mudou para http://www.saveursmexicaines.com/templates/home.php?page=64&content=122
E você tosta por 30 segundos né. :-) Obrigada! Bjs!

Karen disse...

Cris, claro que pode, fique {a vontade. E obrigada pelo aviso, 30 minutos! Putz, dá para fazer carvão! rs

Beijos!

Natural Nail Care disse...

Amei esta receita! Estou voltando para o Brasil em breve (moro nos US) e sei que lá é mais difícil de achar tortilla pronta para se comprar.
Agora que já tenho a receita vou fazer a minha própria tortilla!!

Beatriz disse...

Oie!! Aqui no Brasil está bem fácil de achar tortillas prontas, eu mesma sempre compro na www.villabuena.com.br
A fábrica é em Sampa, mas distribui para o Brasil todo!!
:o)