20.1.06

Tajine de frango com erva-doce e laranja



Comprei um bulbo de erva-doce para testar este prato da Tasca da Elvira e esqueci de verificar se ainda tinha cuscuz (sêmola de trigo) para repetir a receita completa. Infelizmente não tinha e acabei comendo o tajine (cozido de frango ou carne com legumes de origem marroquina) com arroz branco, mas ficou bom assim mesmo.

Nunca tinha experimentado a erva-doce em um prato e fiquei contente com o resultado. Quando era criança, a maioria de meus vizinhos plantava essa erva em seus jardins e seus filhos, meus amigos, costumavam mastigar porções de suas folhas, eu detestava aquilo! Essa repulsa pelo sabor da erva permaneceu comigo por muito tempo, a ponto de não comer broas de milho que levassem erva-doce na massa. Acho que acabo de fazer as pazes com um antigo desafeto! A erva-doce cozida não tem gosto e aroma fortes, eles acabam se equilibrando com todos os outros sabores deste prato.

(A erva-doce, ou funcho, ou endro, ou aneto....)


Tajine de frango com erva-doce e laranja


Ingredientes

- 2 peitos de frango inteiros desossados
- 2 bulbos de erva-doce
- 2 cebolas picadas
- 2 laranjas (procure usar laranjas maduras, ou o tajine pode ficar amargo)
- suco de 1/2 limão
- 1 dente de alho descascado
- 3 c. sopa de azeite
- 1 maço de coentro fresco picado
- 1 c. café de grãos de cominho (usei cominho em )
- sal e pimenta


Preparo

Colocar metade do coentro, o alho, o cominho, o suco de limão e 2 c. sopa de azeite no mixer ou liquidificar e bater. (Quando estava traduzindo me dei conta de que não bati os ingredientes, apenas os piquei e misturei com a carne).

Cortar cada metade dos peitos de frango em 3-4 pedaços e furá-los com um garfo. Marina-los na mistura de coentro por 30 minutos.

Limpar a erva-doce retirando as folhas. Cortar os bulbos em fatias finas. Cortar uma das laranjas em rodelas, eliminando as extremidades e retirar o suco da outra. Reservar.

Aquecer o azeite restante em uma panela ou recipiente para tajine. Dourar as cebolas em fogo brando. Adicionar a erva-doce, mexer e cozinhar por 10 minutos.

Adicionar as rodelas de laranja, colocar 150 ml de água e o suco de laranja. Temperar com sal e pimenta. Acrescentar os pedaços de frango cobrindo-os com a erva-doce. Juntar o caldo da marinada. Cobrir e deixar cozinhar por 20-30 minutos.

Salpicar o tajine com o coentro restante antes de servir. Comer acompanhado de cuscuz.

2 comentários:

Valentina disse...

Karen, que prato bonito. Gosto muito de erva doce cozida.Também gosto de comer fatiada na salada.Sem as folinhas de cima.

Akemi disse...

Esse prato deve ficar super perfumado e saboroso!