21.3.06

Muffins de chocolate e café


Esta receita é do "The joy of cooking" ainda tinha coalhada sobrando e procurei uma receita em que pudesse usá-la. O café foi um acréscimo meu, acho que estou oficialmente viciada nessa bebida, antes de casar, só tomava chá, meu pai é japonês e, após o jantar, minha mãe sempre preparava um bule de chá verde para ele, eu costumava acompanhá-lo e ficávamos sentados à mesa conversando sobre os acontecimentos do dia. Depois do casamento, comecei a tomar café, compramos uma máquina simples de expresso e sempre que me dá vontade, vou até a cozinha e preparo uma xícara, bebo puro, sem adoçar. Se tiver um pedacinho de chocolate para acompanhar, melhor ainda!


Muffins de chocolate e café

(todos os ingredredientes devem estar à temperatura ambiente)
60g de chocolate meio amargo
1 3/4 x farinha
1 c. chá de bicarbonato de sódio
1/2 c. chá sal
1 x coalhada
1 c. chá essência de baunilha
8 c. sopa de manteiga sem sal (cerca de 100g)
1 x. açúcar demerara
1 ovo
1 x. gotas de chocolate meio amargo (ou o equivalente em barra picado)
1 c. chá de café instantâneo em pó

Preaqueça o forno à 180C.
Derreta o chocolate e deixe esfriar (eu usei ainda quente, depois de retirar do microondas). À parte, misture os ingredientes secos, a farinha, o sal e o bicarbonato. Em outro recipiente, misture a colhada com a essência de baunilha.
Na batedeira, bata a manteiga até que fique cremosa, adicione o açúcar até que o creme fique claro e leve, adicione o ovo e depois o chocolate derretido e o café instantâneo. Adicione a mistura de farinha em 3 partes, alternando com a mistura de coalhada dividida em 2 partes batendo em velocidade baixa até ficar homogêneo. Por último, adicione as gotas de chocolate.
Divida a massa entre 12 forminhas de muffin untadas com manteiga ou forradas com as formas de papel. Asse por 25-30 minutos ou até que um palito inserido no meio dos muffins saia limpo. Deixe esfriar por 2-3 minutos na forma antes de removê-los para esfriar completamente. Sirva à temperatura ambiente.



*************************************

Recipe from "The joy of cooking". I added a little instant coffee powder because i enjoy the chocolate-coffee combination very much.

Chocolate coffee muffins

Have all ingredients at room temperature. Position rack in the center of the oven. Preheat the oven to 350F. Grease a standard 12-muffin pan or line with paper cups.


Melt and let cool:
2 ounces semisweet chocolate

 
Whisk together thoroughly:
1 3/4 cup ap flour
1 teaspon baking soda
1/4 teaspoon salt

 
Combine in another bowl:
1 cup buttermilk
1 teaspoon vanilla
 

In a large bowl, beat until creamy, about 30 seconds: 8 tablespoons unsalted butter (1 stick)
 
Gradually add and beat on high speed until lightened in color and texture:
1 cup packed light brown sugar
1 teaspoon instant coffee powder (nescafe)
 

Beat in: 1 large egg
Beat in the chocolate just until blended. Add the flour mixture in 3 parts, alternating with the buttermilk mixture in 2 parts, beating on low speed or stirring with a rubber spatula until smooth and scraping the sides of the bowl as necessary.
 

Stir in: 1 cup semisweet chocolate chips
Divide the batter among the muffin cups. Bake until toothpick inserted in 1 or 2 muffins comes out clean, 25-30 minutes. Let cool for 2-3 minutes in the pan before removing to cool completelly on a rack.
Serve at room temperature.


17 comentários:

Lara disse...

Oi, Karen! Finalmente respondi o questionário. Abraço!

paz disse...

Delicious-looking and sounding! Yum! Very nice photograph.

Beijos,
Paz

Ana disse...

Yummy!! Eu AMO muffins! Faco sempre usando farinha integral (sei q vc tbem eh adepta a testar as receitas p/ ficarem mais saudaveis! hehe!). Meus muffins favoritos sao os de aveia, bem natureba!
Os seus estao lindos, a combinacao de chocolate com cafe eh gostosa, ne?! Eu adoro, mas meu marido nao come nada com gosto de cafe...
Ana

valentina disse...

Karen,que lindos.Também gosto muito de cafe. Tenho umas 3 bialetis de tamanhos diferentes. Vou experimentar a tua receita pois achei a combinacao interessante.

Karen disse...

Paz, thank you!

Ana, minha próxima receita de muffin será no estilo "natureba"!

Valentina, a coalhada dá um sabor diferente às receitas não dá? Achei que a textura também muda. O café fica discreto.

Akemi disse...

Esses bolinhos individuais são tão práticos, não? Estão com aparência deliciosa!

Karen disse...

Akemi, acho que só vou fazer bolos nas formas de muffin, dá para congelar, guardar, etc. Um bolo grande no meio da mesa é sempre um perigo para a balança!

Elvira disse...

Acabou-se a dieta...?! ;-)

Karen disse...

Pois é, Elvira! Minhas dietas são bem rápidas! Duram enquanto dura o peso na consciência!

valentina disse...

Acho que a coalhada sempre dá mais umidade,ne? Precisava te pedir que me dissesse qual a equivalencia em gramas da medida de 1 xícara pois medidas de xicara variam. Nos eua , Australia, Inglaterra.Aguardo poir estou doidinha pra fazer estes mufins.Estou de cama mais me deu vontade de comer algo doce.rss

Karen disse...

Valentina, espero que você melhore logo! (Pelo menos não perdeu o apetite) rs. A receita é americana e 1 xic. é igual a 8 ounces (+ou- 230g).
Abraços!

valentina disse...

Copiando a receita notei como ela é unusual. Primeira vez que vejo receita de muffin com creamed butter. Isto é coisa mais de cupcake.Porem a textura que vejo na tua foto é bem de muffin mesmo.Interessante.

Karen disse...

Valentina, não tinha reparado, pois não costumo fazer muffins com freqüência. Vou prestar mais atenção!

Emilio disse...

Prezada Karen, é possível colocar algum creme dentro do muffin? Como fazê-lo? Qual creme combinaria com sua receita? Muito obrigado!

Karen disse...

Oi, Emílio! Eu não costumo rechear os muffins, por isso não saberia dizer qual a melhor combinação. Vejo muita gente colocando geléias de frutas vermelhas, cerejas ou mesmo um quadradinho de chocolate no meio da massa de muffins antes deles serem assados, mas no caso desta aqui,a receita já tem bastante chocolate e acho que ficaria meio exagerado. Outra opção seria fazer um creme ou glacê para cobrir os muffins depois de assados, outra vez algo girando em torno do café ou do chocolate para não dar muito contraste de sabores. De qualquer forma, esta não é uma de minhas receitas preferidas de muffin. Para rechear, acho que uma receita simples seria ideal.
Espero ter ajudado, qualquer dúvida, é só perguntar!

Emilio disse...

Karen, muito obrigado por sua dica! E por falar em receitas preferidas de muffin... você poderia nos presentear com uma delas?!? Obrigado por vossa atenção.

Karen disse...

Emilio, eu ando em uma fase meio "light/natureba" e minhas receitas não têm sido muito "ortodoxas", mas gosto muito do muffin de banana. Passe pelo blog da Valentina, há receitas de muffins muito bons por lá! (O link vai direto para a lista de receitas doces dela)