5.4.06

Lagarto com molho de atum

Outra receita com lagarto, também achada no Cybercook. Adorei! É um tipo de "Vitello Tonato" de pobre, para quem não sabe esse é o nome de um prato de origem italiana feito com vitela (o bezerro..).

Notaram que não tenho feito doces? Pois é, estamos de dieta novamente, desta vez é O, e quando ele faz dieta, eu não posso nem pensar em abrir o saco de açúcar. Vamos ver quanto tempo ele aguenta, afinal, a Páscoa está chegando....


Lagarto com molho de atum

 
- 1 kg de lagarto
- 1/2 xícara(s) (chá) de vinagre branco
- 1/2 xícara(s) (chá) de água

Molho

- 1 lata(s) de atum
- 1/2 xícara(s) (chá) de creme de leite
- 2 colher(es) (sopa) de alcaparra
- quanto baste de azeitona verde picada(s)
- 1 colher(es) (sopa) de salsinha picada(s)
- 1 colher(es) (sopa) de cebolinha verde picada(s)
- quanto baste de sal

Limpe toda a gordura do lagarto,amarre-o para que mantenha a forma,depois de assada. (Eu não amarrei)
Aqueça uma panela de pressão antiaderente e coloque a carne para fritar,sem gordura,virando de vez em quando para que doure por inteiro. Como minha panela de pressão não era antiaderente, dourei a carne em outra panela antes.
Adicione o vinagre,a água e tampe.Deixe cozinhar em fogo beeem baixo por cerca de 50-60 de tempo total (antes de chiar+depois que começar a chiar). Não se coloca sal nesse primeiro momento.
Corte a carne em fatias e cubra com molho.Polvilhe com salsinha. Esta carne é para ser servida fria.

Molho

Coloque no liqüidificador o atum,o creme de leite, e batendo, acrescente um pouco (algumas colheres) do caldo do cozimento da carne.
Junte as alcaparras,azeitonas,a salsinha,a cebolinha,o sal e a pimenta.Misture bem com uma colher.

8 comentários:

Anônimo disse...

Ta photo est magnifique !!!!
La recette a manger doit l'etre autant !!!
Bizssss
Zaza

Akemi disse...

Apetitoso! Só achei pouca a quantidade de água e vinagre para cozinhar o lagarto, nao queima? Conta uma hora de cozimento depois qe a panela de pressão começa a chiar? Não tenho panela antiaderente, acho que não faz mal colocar um pouco de óleo para dourar a carne, não? Desculpe o monte de perguntas...rs Mas quero fazer esse lagarto e espero não errar o ponto como fiz com o pão doce...rsss Falando em doce, gambatte na dieta de vcs!

Karen disse...

Zaza, c'est delicieux!

Akemi, eu também achei pouco líquido, mas sabe que ainda sobra um pouco de caldo?
Contei 1 h de tempo total, já deixei desde o início em fogo baixo. Vou arrumar o texto e colocar mais explicações sobre o que fiz, na verdade, eu fritei a carne em outra panela, antes de colocar na panela de pressão porque a minha também não é antiaderente.
(Estamos tentando!)

Karen disse...

Ah! Akemi, o lagarto também solta algum líquido enquanto cozinha, mas se tiver medo de queimar, deixe menos tempo. Eu fiquei prestando atenção no barulho da panela.

Elvira disse...

Adoro o vitello tonnato! E este prato é bem parecido, não me parece nada pobre! ;-) Parabéns pela belíssima receita!

Karen disse...

Elvira, fica muito bom mesmo, nunca comi o original, mas imagino que esta receita não deixe nada a desejar.

Anônimo disse...

Oi, Karen. Eu acho que seu marido segue a velha tática da dieta preventiva, ou seja, fazer regime antes para poder comer mais na Páscoa...hihihi. Beijo!

Karen disse...

Lara, na verdade ele vai fazer exames de sangue na próxima semana. Malandro, né? Se os resultados forem bons acho que ele vai voltar a atacar os doces.