31.3.06

Cake de pêras e roquefort

Outra combinação que vira e mexe sempre reaparece por aqui: pêras e roquerfort (ou gorgonzola). Ótimo cake salgado, mais uma receita da revista "Cuisine et vins de France".


Cake de pêras e roquefort

2 pêras
150g roquefort (ou gorgonzola)
100g de emmental ralado no ralador grosso

Massa
3 ovos
170g farinha
50g amido de milho
1 c. chá de fermento em pó
100ml de leite
1 c. sopa de um aperitivo tipo pastis (uma bebida com essência de anis, eu acabei usando gim)
100ml óleo
sal e pimenta

Preaqueça o forno à 180C. Forre uma forma de bolo inglês com papel alumínio ou papel manteiga untada. Descasque as pêras, retire as sementes e corte em fatias. Desfaça o roquefort com um garfo e reserve.
No liquidificador, bata os ovos, a farinha, o amido, o fermento, o óleo, o leite, o pastis, o sal (lembre-se que o roquefort é salgado) e a pimenta.
Incorpore o emmental ralado, o roquefort e as pêras com cuidado à massa. Coloque na forma e asse por cerca de 45 minutos. Sirva morno com uma salada ou frio como tira-gosto.



********************************


One of my favorite combinations: blue cheese and pears. Another recipe from the French cooking magazine "Cuisine et vins de France".


Blue cheese and pear cake

2 pears, peeled, deseeded and sliced
150g shredded blue cheese
100g grated emmental

Batter
3 eggs
170g ap flour
50g cornstarch
1 teaspoon baking powder
100ml milk
1 tablespoon pastis (an aniseed-based drink, I used gim)
100ml vegetable oil
salt and pepper to taste (remember that the blue cheese is quite salty)

Preheat oven to 180C. Grease and line the bottom of a loaf pan with wax or parchment paper.
Blend eggs, flour, cornstarch, baking powder, oil, milk, pastis, salt and pepper.
Carefully, stir in grated emmental, roquefort and pears. Scrape the batter into the pan and spread evenly. Bake for about 45 min. Serve warm with a salad.




5 comentários:

valentina disse...

Ando muito ocupada com visitas mas tinha que passar por aqui.Que lindo este cake. bela combinação,não?!? A pera tem uma delicadeza que cai bem com a forte personalidade dos queijos usados.

Karen disse...

Ótima combinação! Bom domingo, Valentina!

Paz disse...

Wow! An interesting recipe!

Paz

Laís disse...

Olá Karen!
Em primeiro lugar, adorei o seu Blog. Nem me lembro como o encontrei, mas já está entre os meus favoritos e gosto bastante do estilo das suas receitas. Fiz ontem para o meu namorado o Cake de Pêras, mas usei gorgonzola em vez de roquerfort. Ficou maravilhoso! Só não coloquei o pastis ou outra bebida alcoólica. Meus pais ficaram com inveja e acho que terei que fazer para eles também... Parabéns pelo blog! Abçs Lais Garcia (Jornalista de Brasília).

Karen disse...

Oi, Laís! Obrigada pela visita! Adoro a combinação de blue cheese com pêras, sempre fica bom! Também achei que o pastis não faria falta... Espero que seus pais também gostem!
Abraços