21.6.06

Creme de banana com leite de coco e creme de manga

Receita da revista Cuisine et vins de France. Bem gostosinha, apesar de ter achado que a combinação de banana, limão e leite de coco não ficou assim tão boa, ficou meio azeda, mas como o limão não pode ser suprimido porque é ele que impede que a banana oxide, talvez eu diminua a quantidade para 1 ou 2 c. sopa de suco ou faça o creme só com leite de coco. Não consegui fazer as faixinhas de cores com os cremes, o creme de banana/coco estava mais mole e quando coloquei o creme de manga ele afundou. Usei ágar-ágar para apressar a endurecimento, mas a receita original (que coloco embaixo) leva gelatina, não coloquei a clara e por isso a receita que deveria dar para 4 pessoas, deu apenas para 2.

Creme de banana com leite de coco e creme de manga

 
1 banana
1 manga
100ml de leite de coco
3 c. sopa de açúcar
suco de meio limão
3 folhas de gelatina
1 clara de ovo (se utilizar o ágar-ágar no lugar da gelatina, talvez não seja possível adicionar a clara porque o creme endurece rápido)
1 pitada de sal
4 morangos para decorar

Prepare o coulis (creme) de manga. Amoleça 2 folhas de gelatina em água fria. Descasque a manga e corte-a em pedaços. Coloque-os em uma panela com 100ml de água e cozinhe por 5 minutos. Adicione a gelatina escorrida, misture e deixe esfriar. Coloque duas colheres de açúcar e bata no mixer ou no liquidificador. Leve à geladeira.

 
Prepare o creme de banana. Amoleça a última folha de gelatina em um pouco da água fria. Aqueça o leite de coco, retire do fogo e adicione a folha de gelatina escorrida. Descasque e corte a banana em rodelas e bata no liquidificador com o leite de coco, o suco de limão e o açúcar restante. Coloque na geladeira.


Bata a clara em neve bem firme com uma pitada de sal e incorpore ao creme de banana frio. Em 4 taças, intercale camadas de creme de banana e creme de manga. Deixe na geladeira por pelo menos 2 horas. Decore com um morango e sirva.

****************************


Recipe from the magazine Cuisine et vins de France. Quite good, but I found the banana-coconut milk-lemon cream a little sour, next time I will use 1-2 tbsps. lemon juice or make the cream only with coconut milk. I used agar agar and couldn't make beautiful layers because the mango cream was a bit heavier than the banana-coconut cream.

 
Mango, banana and coconut milk cream

 
1 banana
1 mango
100ml coconut milk
3 tbsps sugar
juice of half a lemon
3 gelatin sheets
1 egg white
1 pinch of salt
4 strawberries

Prepare mango coulis. Soak 2 gelatin sheets in water. Peel and cut the mango into smal chunks. Put them in a sauce pan with 100ml water and cook for 5 minutes. Stir in drained gelatin and let it cool. Add 2 tbsps sugar and mix until smooth. Let it chill in the fridge for a while.

 
Prepare banana cream. Soak the last gelatin sheet in a little water. Heat the coconut milk in a small saucepan, remove from the heat and add the drained gelatin sheet. Peel and slice the banana. Blend coconut milk, banana, remaining sugar and lemon juice. Let the mixture chill in the fridge.


Beat egg white until very stiff with a pinch of salt, combine it with the banana-coconut cream. Pour the creams into four glasses making layers and leave them in the fridge for 2 hours before serving. Garnish with a strawberry.



7 comentários:

Akemi disse...

Essa sobremesa deve ser deliciosa! Problema é a manga! Vou ver se consigo fazer com a polpa congelada.

Valentina disse...

Que interessante esta receita.Amo manga e banana.Combinacao fatal.

Reinefeuille disse...

surement délicieux, mangue coco, j'adore !!!

Anônimo disse...

Humm que delícia! Uma forma nova de usar a manga, gostei.

Karen disse...

Akemi, acho que com polpa mesmo dá para fazer.

Valentina, como disse, é bom colocar menos suco de limão, senão a banana some.

Reinefeuille, c'est une très bonne combination, mais il est mieux d'employer moins de jus de citron.

Eliana, só o creme de manga sozinho já vale a pena!

Anônimo disse...

Olá!

Para gulosas como eu, este blog é céu na terra...
Sabes, descofio que sei porque não terá ficado bem a combinação.

Sou portuguesa e no outro dia, em conversa com uma amiga brasileira descobri que aquilo a que chamam de limão no brasil, cá é "Lima". É o que se usa para a caipirinha, certo? Porém, o limão que se usa cá e na Europa em geral é um amarelo que essa minha amiga explicou nunca sequer ter visto no Brasil (há receitas em que faz de facto diferença, ex, guacamole com Lima é bem melhor do que com Limão...). Como a receita é francesa... será disso?

Karen disse...

Monica, não sei se é o céu na terra, acho que eu sou maldosa... não libero muito o açúcar por aqui! rs

Sobre o limão, é verdade, a Valentina me explicou a diferença, os limões europeus são chamados de limão siciliano aqui, até já vi a venda, mas nunca experimentei. Será que a lima é a culpada pelo sabor azedo do creme, achava que o limão siciliano fosse mais azedo. Como eu também não adicionei a clara para o creme ficar mais leve, talvez isso tenha feito diferença. Ninguém manda eu ficar modificando coisas! Obrigada pela explicação!