13.6.06

Frango ao estilo marroquino com tomates, açafrão e mel


Este frango é um poema! Adoro receitas nas quais o frango é cozido lentamente em um molho cheio de sabores e aromas, desta vez adorei o emprego da água de flores de laranjeira no prato. Como sempre, ótima receita da Valentina!

 
Frango ao estilo marroquino com tomates, açafrão e mel

8 pedaços de frango ( 1.7kg), com pele – não use peito nesta receita mas pedaços que tenham osso
Sal e pimenta-do-reino moída na hora
Azeite de oliva
1 cebola grande picada grosseiramente
3 dentes de alho esmagados
2 ½ colheres de canela em pó
1 ½ colher de chá de gengibre em pó (usei um pedacinho de gengibre picadinho)
800g de tomates picados grosseiramente
275ml de caldo de frango
½ colher de chá de estigmas de açafrão
5 colheres de sopa de mel
1 colher de chá de água de laranjeira
25g de amêndoas tostadas em lascas
Um maço pequeno de coentro

Pegue os pedaços de frango e ponha-os numa vasilha. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora. Coloque o óleo numa panela e refogue os pedaços de frango até que fiquem bem moreninhos.Retire do fogo e reserve-os. Ponha a cebola na mesma panela em que o frango foi refogado, e mexa até que fique dourada. Jogue a canela, o alho e o gengibre, mexendo sem parar por 1 minuto. Acrescente os tomates, misturando tudo bem, e abaixe o fogo, cozinhando por 5 minutos aproximadamente. Só dê uma mexida de vez em quando.

Enquanto isso ferva o caldo de frango e jogue o açafrão para que se dissolva. Derrame o caldo sobre a mistura na panela e deixe ferver. Assim que ferver ponha os pedaços de frango em cima, derramando também o caldo do frango que tenha se acumulado. Baixe o fogo deixando tudo no ponto de fervura, tampe a panela e deixe cozinhar por aproximadamente 30 minutos – até que o frango esteja bem cozido. Cheque após 25 minutos.

Quando o frango estiver pronto, retire da panela e reserve. Deixe que o molho na panela ferva até que praticamente se reduza a um creme. Não deve ficar aguado. Acrescente o mel e continue a cozinhar até que a consistência fique como a de uma geléia. A esta altura acrescente a água de flor de laranjeira e ponha os pedaços de frango de volta na panela para esquentar.

Na hora de servir jogue coentro picado por cima e lascas de amêndoas tostadas.Sirva acompanhado com arroz, ou couscous ou mesmo pão tipo pão sírio.


6 comentários:

Ana disse...

O seu esta lindissimo tbem Karen!
Fiquei com vontade de fazer esse frango tbem, gostei da receita e dos ingredientes, fora q as fotos da Valentina deixam a gente com agua na boca, ne! hehe! Babei no seu tbem amiga!
Vou fazer quando voltar do Brasil! (apesar q la ta friozinho, mas nao sei se o pessoal la em casa iria gostar... eu sou a mais aventureira da familia na area culinaria! hehe!)
Ana

Ana disse...

Alias, Karen, eu to indo p/ o Brasil essa semana! Vou ficar em SP, em q parte de SP voce mora?? Meus pais estao no Paraiso.
Ana

Valentina disse...

Karen, primeiro vou dizendo que ja estou com inveja de voces se encontrarem. No bom sentido e claro, pois adoraria conhecer a voces duas pessoalmente. Passando do momento infantil venho comentar na tua receita. linda esta foto.amei. como voce amo este prato. E Voce vai se apaixonar quando ver o livro de onde o tirei. Tudo e lindo e poetico. Que bom que nossos gostos se assemelham pois podemos compartilhar de muitas coisas.

Karen disse...

Ah! Valentina, um dia a gente ainda se encontra!

Akemi disse...

Tbm já estou namorando esse frango e agora que sei onde posso comprar essa água de laranjeira, é só uma questão de tempo para experimentar. Tá linda a foto e inspiradora mesmo!

Karen disse...

Akemi, faça sim!