11.6.06

Hummus com azeitonas verdes

Outra receita do blog Fatfree Vegan. Adoro hummus e todas as variações são bem-vindas! Esta daqui é gostosa, as azeitonas dão um gostinho diferente à pasta de grão de bicos.

Hummus de azeitonas verdes

(Para cerca de 4 x.)
3 dentes de alho grandes
2 latas (ou 3 x) de grãos de bico cozidos e escorridos
suco de um limão
1/2 x de azeitonas verdes recheadas com pimentão (os meus não eram)
1 c. sopa de tahini (experimente colocar mais uma colher)
1/4 c. chá de sumac (tempero feito com a semente do sumac utilizado na culinária árabe)
1/8 c. chá de pimenta de caiena (eu não usei)
sal a gosto
5-6 azeitonas 
 
Pique o alho no processador de alimentos. Adicione os grãos de bico e o suco de limão. Bata. Se precisar adicionar mais líquido para facilitar o movimento, adicione uma ou duas colheres de sopa do líquido em que grão de bico foi cozido, água ou caldo de legumes. Adicione as azeitonas, o tahini e os temperos. Bata bem. (Este não é um hummus cremoso, mas todos os ingredientes devem estar bem distribuídos) Prove e adicione sal se necessário. Bata bem, adicione as azeitonas restantes e use a função "pulsar" algumas vezes apenas para picar as azeitonas. Sirva com crackers, pão sírio ou legumes em pedaços.

************************

Another good Fatfree Vegan recipe. I love hummus and this is a nice version of it.

8 comentários:

Akemi disse...

Em torradas de pão sírio é uma perdição! Dá vontade de passar a faquinha na tela e pegar um naco...rs

Akemi disse...

Caiu da cama ou sempre acorda cedo mesmo aos domingos??? rs

Valentina disse...

Menina, azeitonas..amo. vou atras de sumac pois nao conheco.

Anônimo disse...

Ai que pena que eu nao tenho sumac..vou fazer hummus dakih a pouco, dessa vez soh com alho e a segunda porcao com roasted red pepper. Pergunta: a azeitona sobressai muito?? Nos ja vimos pra vender hummus com azeitona, mas ficamos apreensivos ( que palavra forte!! hehe) que o sabor da azeitona superasse o do hummus. Por favor, avisa!!:))

Tb prefiro azeitonas sem recheios..que delicia a receita do teu hummus!! Ficamos com agua na boca..

Bjs

Bri

Anônimo disse...

Acompanho seu blog há algum tempo. Nele pode-se notar que voce mudou. Mudou muito. Se isso é positivo ou nao só voce pode dizer. Para mim, que gosto de acompanhar blogs de culinária, preciso dizer lhe que o seu perdeu a graca. Voce tinha (ainda tem, com certeza) o dom de preparar receitas trivias com ar de festa! E suas receitas tinham essa característica. Um pena.

Karen disse...

Brisa, não acho que o sumac seja tão importante assim. Quanto ao sabor das azeitonas, ele não é tão forte, na verdade ele é bem suave (na minha opinião). Gostei de seu modo de preparar hummous.

Joelma, acho que a cozinha reflete um pouco da pessoa e vice-versa, realmente sei que mudei bastante, uma série de acontecimentos pessoais fizeram com que eu optasse por uma nova abordagem na cozinha, estou em uma fase experimental, se vai durar ou não, não sei. Mas acho que é sempre preciso experimentar coisas diferentes. Fico feliz que tenha dado sua opinião.

Anônimo disse...

Karen, estava sumida por conta de um virus que fez estrago e atacou ate meu teclado. Bem, eu tambem nao conhecia o sumac. No Manara(restaurante arabe)que costumo ir tem um hummus que e no capricho.E eu amo azeitonas. Vou experimentar ! Bj

Karen disse...

Renata, problemas com o computador sempre são chatos! Especialmente quando ele se tornou parte do nosso cotidiano, rs. Espero que goste da receita! Beijos!