9.10.06

Muffins de centeio com banana e maçã

(Nota: Eu tinha escrito farinha de cevada, mas é farinha de CENTEIO, acho que escrevi certo só em um lugar, não sei onde estou com a cabeça!)

Fiquei procurando receitas para usar minha farinha de centeio e achei esta aqui em um suplemento do jornal "The Guardian", não conhecia o suplemente e gostei bastante, há receitas para todos os gostos divididos por chefs. Também gostei bastante do resultado da receita, eu fiz, como sempre, algumas modificações, tinha uma banana sobrando e acabei colocando junto com a maçã, cuja quantidade considerei mínima. Não usei manteiga, mas cerca de 60ml de óleo de canola e também não coloquei o golden syrup (pode ser substituído por mel, melado ou karo) e achei que não faltou doçura. A receita é para um bolo, mas assei em forminhas de muffins para poder congelar. Descobri que a banana extra tornou a massa um pouco mais úmida do que tinha imaginado e tive que tomar cuidado para desenformar os muffins, mas estavam deliciosos! A farinha de centeio também me surpreendeu, o sabor não é muito diferente da farinha integral.


Muffins de centeio com banana e maçã

1 maçã média (cerca de 125-150g) /(Coloquei uma banana extra)
canela para polvilhar
75g de amêndoas em lascas
150 g de farinha de centeio
2 c chá de fermento em pó
75g de manteiga sem sal (substituí por cerca de 60ml de óleo de canola)
50g de golden syrup (aqui pode ser substituído por mel, melado ou karo. Eu o suprimi.)
100g de açúcar mascavo
75ml de leite
1 ovo
açúcar demerara (opcional)

Unte uma forma de bolo inglês (cubra o fundo com papel manteiga para facilitar) e preaqueça o forno à 170C.
Descasque, retire as sementes e corte a maçã em pedaços de 1cm, polvilhe com canela e reserve.
Moa 50g das amêndoas (reserve o resto para polvilhar no final), junte à farinha e ao fermento.
Aqueça a manteiga, o golden syrup e o açúcar mascavo em uma panela em fogo baixo até que o açúcar dissolva (sem ferver ou aquecer demais, eu não fiz essa parte, pois não usei manteiga e não coloquei o golden syrup ou qualquer outro substituto). Retire do fogo, adicione os ovos batidos e misture aos ingredientes secos. Misture a massa às maçãs e derrame tudo no forno. Dê leves batidas na forma para que não ser formem bolhas na massa. Polvilhe com as lascas de amêndoas restantes e um pouco de açúcar demerara. Asse por 35-40min ou até que inserindo o palito, ele saía limpo. Corte depois de frio.



*******************************

I was looking for a recipe to use some rye flour I had left and found this one here. I liked the recipe, but changed it a little. I added a banana to it and substituted the butter for canola oil (about 60ml). The golden syrup was gone too and I think that the muscovado sugar gave it all the sweetness that it needed. I baked the cake in muffin tins because i wanted to freeze some of them. The muffins turned out great and the rye flour was just as good as whole wheat flour.

9 comentários:

Fer Guimaraes Rosa disse...

Karen, eu gostaria de ser mais criativa e usar essa tantao de farinhas diferentes. vou ficar de olho nesse link do Guardian. eu assino as noticias deles, mas nunca tinha explorado esse outro lado do jornal! :-) beijao e boa semana!

Anônimo disse...

Karen,farinha de centeio ainda utilizei mas esses bolinhos devem estar dos deuses. A foto me diz isso ! O meme acima vou ler com calma depois .Tô numa correria braba. Bj

miki w. disse...

karen, eles estão com uma cara ótima! quase dá para sentir o perfume deles daqui (hummmm, que delícia :)
bjs, boa semana a todas,
miki

Akemi disse...

Hummm mais muffins nutritivos e deliciosos! Ainda estou com aquele de cenoura e melado para testar! Minha lista nunca diminui, amiga! rsss

Karen disse...

Meninas, a receita é boa e eu recomendo! Abraços!

Eli disse...

Ai Karen que delícia, ando morrendo de vontade de comer um bolinho, o problema é o açúcar. Esses seus estão tão lindos.

Elvira disse...

Posso tirar um..? Posso...? ;-D

Karen disse...

Eliana, mas é tão pouco açúcar... e se substituir por mel?

Elvira, pode pegar quantos quiser! rs

Valentina disse...

Adoro os suplementos do Guardian e o Dan Lepard também tens receitas excelentes. Ótima pedida!