12.11.06

Bolo de pêssego e gengibre

Como prometi, aqui está a receita de meu "bolo de aniversário" retirada de um blog canadense escrito em francês. Vocês já devem conhecer minha inclinação pelo exótico, portanto, não irão se surpreender se eu disser que o bolo é feito com farinha de arroz. Comprei um pacote imenso para fazer a receita de Bibingka (aliás, deliciosa!) e ainda tinha muito para usar, a receita pedia farinha de arroz escura (acho que basta tostar a farinha de arroz branca para obtê-la, mas não tenho certeza), mas usei a branca mesmo. Ficou bom! A massa cresceu muito, quando coloquei no forno era uma camada bem fina, fiquei até lamentando não ter uma forma menor (usei uma de 23cm). Se não me engano, o bolo pode ser consumido por celíacos.

Bolo de pêssego e gengibre

2 ovos
4 c sopa de azeite
4 c sopa de açúcar mascavo (ou demerara ou normal)
1/2 x de farinha de arroz escura (usei a branca mesmo)
1/2 x de maisena
2 c chá de gengibre em pó
1 c sopa de gengibre cristalizado picado (usei limão cristalizado, não encontrei o gengibre, mas recomendo que você use alguma fruta, pois ela dá uma "quê" a mais ao bolo)
2 c chá de fermento
1 1/2 x de pêssegos em fatias finas (usei muito mais!)

Preaqueça o forno à 180C.
Bata os ovos com o açúcar até que fique mais fofo. Incorpore o azeite e misture.
Em outro recipiente, misture a farinha, a maisena, o gengibre em pó, o gengibre cristalizado (ou outra fruta cristalizada) e o fermento. Junte a mistura de ovos e a metade dos pêssegos. Misture.
Coloque em uma assadeira untada e enfarinhada, cubra com o resto dos pêssegos e asse por 25 à 30 min, dependendo do tamanho da forma (a minha tinha 23cm).


************************************

This was my "birthday cake", i saw the recipe on this blog (in French). You already know that i have a flair for the "exotic", so you won't be surprised if if i tell that this cake is made with rice flour. I had a lot of rice flour left after preparing the Bibingka recipe and wanted to use it. The recipe asks for brown rice flour but i used the white rice flour. It was good! The cake really rose high and was very tasty.

Ginger and peach cake

2 eggs
4 tbsp olive oil
4 tbsp dark brown sugar
1/2 c brown rice flour (used the white rice flour)
1/2 c cornstarch
2 tsp ground ginger
1 tbsp chopped candied ginger (i used candied lemon peel)
2 tsp baking powder
1 1/2 c peaches, cored and thinly sliced (I used so much more!)

Preheat ovent to 180C.
Beat eggs and sugar until foamy. Stir in the olive oil.
In another bowl, combine rice flour, cornstarch, ground ginger, candied ginger and baking powder. Add the egg mixture and stir well. Stir in half the peaches slices.
Pour the mixture into a greased baking dish, top with the remaining peaches slices and bake for 25- 30 min. (I used a 23cm baking dish)


14 comentários:

Eli disse...

Karen esse bolo deve ter um aroma maravilhoso. Só fiquei numa dúvida, você usou o pessêgo fresco? Pela foto eu acho que sim. Quando vier a Sampa e tiver oportunidade de ir ao mercado da cantareira lá você encontra esse gengibre.

Lara Leal disse...

Karen,
visito regularmente seu blog e, inclusive, já fiz algumas de suas receitas. São ótimas! Adorei este bolo e, como uma boleira assumida, o farei em breve. Será que no lugar da farinha de arroz não poderíamos usar creme de arroz - sabe aquele da caixinha parecida com cremogema?
Obrigada, Lara

Karen disse...

Eliana, o pêssego é fresco, é usado sem descascar mesmo. Sabe que eu gostei da combinação com o limão glaçado? Se bem que o bolo acabou não tendo tanto gengibre quanto deveria!

Lara, obrigada pelas suas visitas! É sempre bom saber que as receitas estão sendo aprovadas! Dá sempre um medinho das pessoas não gostarem, afinal, nem sempre as receitas dão certo na casa dos outros e os gostos variam.

Eu já vi a caixinha do creme de arroz, mas não sei quais são seus ingredientes... Dá para fazer bolo com ele? Acho que só testando mesmo para saber...

Anônimo disse...

Antes de mais nada, parabéns pelo aniversário!!! Estar ainda na casa dos 20 anos é uma coisa maravilhosa! Aproveite o último ano! Beijos!

miki w. disse...

karen, o q é um celíaco?
preciso comprar logo essa farinha de arroz hehehe!
bjs, miki

. disse...

Karen
Todos aqui em casa adoraram seu biscoitinho de amêndoas...nunca comi um biscoito tão crocante...derrete na boca...daria para vc passar a receita?
Vou passar a receita também da mousse de tomate seco para vc...
Vc é realmente muito prendada...
Hoje estivemos na chácara e meu pe´de pitanga, já comeceu a amadurecer as frutas...pena vc não ter ficado mais tempo para irmos até lá...
Beijinhos...

Valentina disse...

Querida, que lindo! estas fatias de pessego..delícia.

Anônimo disse...

Karen, que espetáculo de bolo! Sobre farinhas exóticas, você já usou farinha de banana? Soube de umas pesquisas numa universidade grande em SP (não consigo me lembrar qual). Esse finde experimentei um talharim feito com ela, fica um espetáculo!
Beijos e boa semana!

Anônimo disse...

Que receita gostosa, Karen!

Vc sempre "inventando moda", acho tão bacana e inspirador!

Ana disse...

Hummm, esta lindo mesmo! Eu adoro pessegos quentinhos!
Ana

Akemi disse...

Quando vi a foto no seu post de aniversário pensei que as frutas fossem maçãs! Que delícia deve ser com pêssegos frescos! Acho que é época agora aí ne? Vejo sempre no cardápio da Miki estas últimas semanas!rsss
Comprei a farinha de arroz para fazer esta bibingka, agora que vc reforçou a recomendação, tenho mais é que fazer correndo!

Anônimo disse...

Oi Karen,

Encontrei seu blog numa "wild chase" por receitas com agar-agar, fiquei muito feliz com o encontrado!

Virei frequentadora, e achei muito interessante a receita do bolo de pêssego, mas não consegui achar a quantidade de açúcar que vai (sou meio cega, às vezes não acho as coisas na minha cara... hehehe).

Um beijo, e parabéns!

Karen disse...

Lara, vou aproveitar sim! Obrigada!

Miki, celíaco é uma pessoa que não pode consumir alimentos que contenham glúten.

Sonia, espero aceitar o convite um dia sim! As pitangas aqui de casa já acabaram, uma pena! Comia todos os dias direto do pé!
Eu passo a receita sim, estive fora esses dias, mas já coloco o blog em dia! Beijos!

Valentina, dá um efeito bonito, né?

Dadivosa, em um futuro próximo, esta será minha próxima experiência! Já vi um lugar que vende!

Patricia, obrigada!

Ana, também gostei, as frutas sempre dão um efeito bonito aos bolos!

Akemi, a bibingka é deliciosa, experimente sim! Estamos na época de pêssego sim!

Barbara, a cega sou eu! Nem tinha reparado nesse "detalhe", obrigada por me lembrar do açúcar, já corrigi!

Fer Guimaraes Rosa disse...

que mistura interessantissima! mas vou ter que guardar essa receita para o ano que vem... beijos!