23.1.07

Brownie de manteiga de amendoim e chocolate

Esta receita veio bem a calhar, tinha um vidro de manteiga de amendoim aberto na geladeira e resolvi usá-lo. O brownie ficou tão bom, com gostinho de amendoim na massa! Não tinha chocolate meio amargo, então usei uma barra de chocolate branco meio comida no lugar. Acho que a primeira opção é mais recomendável, pois o chocolate branco fica esquisito depois de assado, meio durinho, ele não derrete. Receita do Baking Sheet.

Nota sobre o chocolate branco: a Patricia do Technicolor Kitchen informou que o chocolate branco que eu usei, um Laka, não derrete nem com reza brava...



Brownie de manteiga de amendoim e chocolate

1/4 x de manteiga à temperatura ambiente
1/2 x de manteiga de amendoim (não é amendocrem, é o amendoim transformado em pasta sem qualquer outro aditivo ou açúcar)
1 x de açúcar mascavo (usei 3/4 e ficou bom)
2 ovos grandes
1 c chá de essência de baunilha
1/3 x de farinha
1/3 x de cacau em pó (do padre, não o achocolatado)
1/4 c chá de fermento
1/4 c chá de sal
1 x de gotas de chocolate (de preferência, meio amargo)

Preaqueça o forno à 180C e forre uma assadeira de 22x22cm com papel alumínio e unte com um pouco de óleo.



Em um recipiente grande, bata (use a batedeira) a manteiga e a manteiga de amendoim até que a mistura fique cremosa, adicione o açúcar e bata bem. Adicione os ovos, um de cada vez, depois, coloque a baunilha.
Em outro recipiente, peneire o cacau, a farinha, o sal e o fermento. Adicione os ingredientes secos à mistura de manteiga de amendoim e bata em velocidade baixa até incorporar bem. Coloque as gotas de chocolate. 

Espalhe a massa na forma preparada e asse por 26-29min. As beiradas do brownie deve estar ligeiramente firmes e o centro não deve estar úmido. (Acho que assei um pouco demais, o brownie deveria ter saído mais úmido por dentro).
Deixe esfriar, retire o brownie inteiro da forma usando o papel alumínio.

Rende cerca de 16 brownies.


****************************


Recipe from the Baking Sheet. Really good!

13 comentários:

Cinara disse...

Que loucura isto, Karen! Você não imagina o quanto eu *adoro* a mistura de peanut butter com chocolate... Receita anotada! Beijos

Akemi disse...

Também estou com um pote inteirão de manteiga de amendoim aqui. Engraçado que comprei para testar um cookie do baking sheet tbm! Este brownie está super apetitoso!

Anônimo disse...

Karen, o chocolate branco pode até ter ficado numa consistência diferente da planejada, mas achei que ficou bem mais interessante! Formou um contraste mais atraente, eu diria. E manteiga de amendoim com chocolate deve ficar bom demais. Até eu, que de formiga não tenho nada, fiquei bem tentada a provar a combinação.
'beijos

Regina disse...

Ai meus sais! Que tentação! Eu até evito receitas com chocolate, pois sou compulsiva... bjs

Karen disse...

Cinara, foi a primeira vez que experimentei a combinação e adorei!

Akemi, eu também tenho vontade de fazer cookies com manteiga de amendoim, parecem tão bons!

Dadivosa, apesar de tudo, não ficou mau... rs

Regina, nem me fale...

Elvira disse...

Só de ver a fóto, lá se foi a dieta! ;-D

Valentina disse...

Karen, este brownie está lindo. bem molhadinho no centro. acho que nunca provei a combinacao peanut butter com chocolate. A tua receita vai me dar a desculpa.x

Lua Limaverde disse...

Também namorei com essa receita, mas estou sem manteiga de amendoim. Você falou que não ficou úmido, mas pela foto parece tão molhadinho... :)

Karen disse...

Elvira, é só resistir um pouquinho...

Valentina, eu adorei a combinação, também foi novidade para mim!

Luna, ele ficou e não ficou, acho que poderia ter ficado um pouquinho mais úmido...

miki w. disse...

ai, karen, q vontade de comer um quadradinho, parece muuuito bom. é fácil de achar manteiga de amendoim? nunca vi, a não ser nas tirinhas americanas (tipo calvin & haroldo - rs).
beijinhos, miki

Karen disse...

Miki, eu achei a manteiga de amendoim em uma loja de produtos naturais, perto da minha escola de alemão, como estou de férias, não tenho ido muito para aqueles lados, senão comprava um vidrinho para você!
A manteiga de amendoim não tem muito gosto... para falar a verdade, é bem sem graça sem açúcar... rs

Anônimo disse...

genteeeee!!!!
pelo amor de deus! onde eu acho a peanut butter aqui no brasil? hehe
to morrendo de vontade...

e ah! amei a receita

Lilian.

Karen disse...

Lilian, casas de produtos naturais às vezes vendem manteiga de amendoim sem adoçar. Mas é possível prepará-la em casa. Veja as dicas e receita neste blog.