28.7.07

Pão com fibras Refúgio das Pedras

Encontrei esta receita de pão integral no site de uma pousada em Ilha Bela, a Refúgio das Pedras, adoro hotéis e pousadas que servem um pãozinho caseiro para os hóspedes e se ele for integral, ganha alguns pontos extras. Estava fazendo uma pesquisa sobre lugares para onde poderíamos ir descansar sem precisar pegar um avião (por razões óbvias) e me deparei com a pousada, eu a achei muito charmosa, mas O. já a vetou, ele tem alergia a picadas de borrachudos e prefere ficar longe de Ilha Bela, uma pena!

O pão é delicioso, um dos melhores pães integrais que fiz! Como sempre, amassei na máquina de pão, modelei e deixei crescer. Substituí 1 x de farinha por farinha de trigo integral e ainda assim a massa cresceu bastante.




Pão com Fibra

 
02 tabletes de fermento biológico (15 g cada), ou cerca de 7 g de fermento biológico seco
01 xícara de chá de água morna

1/4 xícara de chá de açúcar mascavo
03 xícaras de chá de farinha de trigo (substituí 1 x por farinha de trigo integral e a farinha usada foi aquela Premium para pães e massas da Fleischmann)

01 xícara de chá de farelo de trigo
01 colher de sopa de margarina

01 colher de chá de sal
01 ovo


Modo de fazer:

Dissolva o fermento na água morna, junte o açúcar, margarina, sal, ovo e uma xícara de farinha, bata na batedeira em velocidade baixa e aumente p/ três minutos em velocidade alta.
Junte o resto da farinha de trigo e o farelo até obter uma massa homogênea. Unte uma forma de bolo inglês e coloque a massa deixando descansar de 30 a 40 minutos ou até que dobre de volume. (Eu dividi a massa em pães menores para congelar). Asse em forno moderado por 30-50 minutos, até dourar.

Depois de pronto pincele com manteiga para dar brilho (opcional).

13 comentários:

semente de sésamo disse...

Que lindos ficaram esses pãezinhos!

Ana disse...

Estao lindos Karen!! Deu vontade de fazer!!
Ana

Maria Helena disse...

Compramos a máquina de pães tb, mas ainda não experimentei interromper o funcionamento e assar no forno convencional, como vc faz? Coloca os ingredientes todos na ordem, deixa a máquina completar o ciclo de crescimento e repassa para o forno comum?

Karen disse...

Semente de sésamo, obrigada!

Ana, acho que você iria gostar, ficam muito bons!

Maria Helena, a minha máquina tem a opção "amassar", quando o ciclo termina, eu retiro da máquina, modelo, deixo cresce e asso. Mas é isso mesmo, é deixar completar o ciclo de crescimento depois da retirada do ar.

Pimpona by Nacos & NOC's disse...

Máquina de pão... um sonho de consumo que vou ter mesmo de concretizar!!! Delicioso esse pão!

***

Patricia Scarpin disse...

Karen, ficaram ótimos!

Karen disse...

Nacos, a máquina não é essencial, mas facilita a vida!

Patricia, obrigada!

Maria Helena disse...

A máquina é excelente mesmo! Recomendo!

Laurinha disse...

Após uns dias fora da cozinha, cheguei e já achei idéias deliciosas. Este pão com certeza vai para a pilhinha de idéias para testar!!! e vai ficar em 1º lugar!(e sem máquina de pão, mesmo!!)
Beijinhos,

. disse...

Karen
Tudo bem com vc?
Esse pão me deu água na boca...rss...
Gosto e adoro fazer pães,mas o integral fica meio duro,vou experimentar fazer esse que vc deu a receita,parece que ficaram molinhos...
Apareça, estou com saudades...
Bjs

Karen disse...

Laurinha, espero que goste!

Oi, Sonia! Tudo bem sim!
Geralmente os pães integrais são mais pesados do que os feitos só com farinha branca, mas eu gosto muito deles, então sou meio suspeita para falar alguma coisa, mas achei esta receita muito boa! Saudades também, preciso me organizar para nos encontrarmos!

sonia disse...

Na receita diz que é para colocar a massa em uma forma de bolo inglês, mas vi na foto que os pãezinhos foram modelados na mão.Não tem problema no resultado final?
bjs

Karen disse...

Sonia, talvez em relação ao tempo de forno, mas não há alteração em relação ao sabor do pão. Prefiro dividir a massa em pães menores para congelar e comer aos poucos.