23.8.07

Pão de tomate seco

A receita é do Olivier Anquier, eu a vi no Caderno da Folha de domingo e fiz hoje. Como não tinha todo o tomate seco necessário e a receita rendia muito, fiz apenas 1/3 da receita. Vou ser honesta, eu não sou muito fã de pães mais salgadinhos, prefiro aqueles que têm um fundo adocicado, mas ficaram bons, deve ser ótimo para acompanhar patês, se você usar aqueles tomates secos com orégano, sentirá um aroma delicioso na cozinha enquanto eles assam.

A receita é para fazer sem usar a máquina de pão, mas eu sempre uso porque a preguiça fala mais alto! Coloquei os ingredientes lá dentro e deixei amassando, esperei crescer, retirei, moldei os pães, deixei crescer mais um pouco e assei. Eu precisei colocar um pouco mais de água enquanto amassava, portanto acho que é melhor ir colocando a farinha aos poucos e não colocar a medida inteira (1kg) logo de cara.



 
Pão de tomate seco
1 kg de farinha de trigo
250 g de farinha de trigo integral
200 g de gérmen de trigo
900 ml de água gelada
35 g de fermento fresco (ou o equivalente em fermento em pó, basta ler a embalagem para descobrir, se não me engano, cada pacotinho de fermento seco equivale a cerca de 3 tabletes de fermento fresco)
30 g de sal
250 g de tomate seco picado
 
Rende 4 pães de 400 g

Misture a farinha e o sal e faça um buraco no meio para colocar a água. Dissolva o fermento nessa água, sem deixar entrar em contato com o sal. Misture todos os ingredientes com as mãos até a massa desgrudar. Amasse sob uma plataforma polvilhada com farinha. Faça uma bola e cubra-a com pano úmido por 10 minutos.
Corte bolinhas com polegar e indicador, esticando-as. Modele os pães e deixe-os sob pano úmido por 10 minutos. Preaqueça o forno a 250º C e asse em forno quente (220º C) por 30 minutos.

16 comentários:

Heidi disse...

Que beleza de pão Karen, achei sensacional esta receita.

brisa disse...

Hmm!! Eu gosto de pao salgadinho:)) Ahhh, Karen, c acredita que fui la comprar os ingredientes pro pao e..voltei com TUDO menos o farelo de trigo? Acabei fazendo um outro com flax seed, aveia, cornmeal, etc etc.. Ficou bom:))

Karen, eu lih num livro (acho que foi no King Arthur Flour - Whole Wheat, mas nao estou certa) a recomendacao de adicionar suco de laranja em paes feitos com wheat flour. Diz o livro que o suco neutraliza o sabor "bitter" do wheat e nao deixa gosto de laranja.

Fica minha dica:))

Bjs e obrigada pelas receitas

Bri

Karen disse...

Dinha, ela é bem simples!

Brisa, isso acontece, eu também vivo esquecendo algo! rs

Gostei dessa dica, vou experimentar qualquer hora (preciso me lembrar de comprar laranjas!). Um dia preciso colocar as mãos nesse livro, ele parece tão bom! Fiz várias receitas dele que foram publicadas em outros blogs e sempre adorei tudo!

Beijos!

Anônimo disse...

Karen, sou fã de pães e esses ficaram fofos!!!! O tomate seco deve dar um toque bem especial!
Hummm!
Beijos.


www.mangiachetefabene.wordpress.com

brisa disse...

OOO amiga..se quiser eu mando o livro!!:)) Eu peguei na library e ainda estou avaliando, mas manda um YEAH que eu mando um BOOK..hehe:))
Bjs querida

Bri

Karen disse...

Verena, ele fica com o gostinho e um pouco da cor do tomate!

Que isso, Brisa! Obrigada pela oferta, mas um dia desses eu peço para O. incluir em umas das compras dele, deve ser fácil achar na Amazon! Eu preciso tomar vergonha na cara e começar a comprar alguns livros de culinária mesmo! rs Obrigada!

Marizé disse...

Esse pão é tentador. Parabens.
Bom fim de semana

brisa disse...

Entao tudo bem:)) Mas quero que saiba que a oferta foi sincera, se precisar de algo que eu possa ajudar, eh soh falar, ta??:))

Bjs

Bri

Valentina disse...

Karen, que receita interessante. Sabe que estes paes mais pro adocicado os vi muito na Asia. Me lembravam muito paes do Brazil.textura.

Ana disse...

Karen, que delicia deve ser esse pao. Eu gosto dos paes mais salgadinhos e adoro tomates secos.
Ja fiz uma vez pao de tomates secos, uma receita muito gostosa q fez sucesso com minhas colegas brasileiras aqui ate. Quando achei a receita gostei tanto q fiz vezes seguidas, ai depois passou a larica... hehe!
Mas nao levava farinha integral, gostei disso na sua receita!
Vou tentar faze-los um dia desses! Adoro suas receitas de paes, sao sempre tao saudaveis, os ingredientes e a aparencia tbem!!
Ah, e que bom q gostou do Misto, fico feliz!! Quando quiser algo daqui dos EUA eh so avisar q eu mando com todo prazer viu?!!!
Beijos!
Ana

Karen disse...

Obrigada, Marizé!

Valentina, é verdade, os pães de que me lembro também eram sempre mais para o doce... Deve ser uma preferência oriental! rs

Brisa e Ana, obrigada, vocês são muito gentis, é bom saber que sempre há alguém para me passar uma "muamba"!rs (Mas o contrário também vale, se precisarem de algo, basta falar!)

Cláudia A. disse...

Devem ter ficado deliciosos. Vou reproduzi-los usando a máquina de fazer pão porque também tenho preguiça de ficar amassando.

virtual chef disse...

Bela receita para a minha máquina de pão. Os Seus pães têm um óptimo aspecto, parabéns.

Karen disse...

Claudia e Virtual Chef, eu achei a receita boa, apesar de preferir pães mais adocicados... rs

Anônimo disse...

Deve ser uma receita ótima!
;}
;*

Anônimo disse...

Deve ser uma receita ótima!
;}
;*