29.11.07

Lombo de porco recheado com frutas secas

Tivemos um compromisso em SP na quarta, mas como não podíamos entrar na cidade naquele dia da semana, por causa da placa do carro e do rodízio, passamos a noite de terça para quarta em um hotel. Já disse que começo a odiar hotéis, não é mesmo? Não consigo dormir e sempre tenho que fazer algumas equações mentais para pensar no que comer em território estranho. Outro fenômeno bizarro que nos acomete quando estamos nos quartos de hotéis é ficarmos passando de um canal para o outro sem pararmos em nenhum e acabarmos vendo pedaços de programas que normalmente não veríamos em casa, foi em um desses momentos de puro tédio que O. parou em um canal da rede aberta no qual estavam preparando uma receita de lombo recheado, havia um cozinheiro e uma mulher loira (acho) com cabelos compridos (então não era a Ana Maria Braga). Antes que O. mudasse de canal, decorei o seguinte e coloquei em prática:

"Abra um lombo em forma de manta (dá um certo trabalho, é como fazer um rocambole ao contrário, procure não fazer buracos), tempere com suco de limão, sal, pimenta, alho e gengibre picadinho. Deixe nesse molho por 12 horas."

Vi que o recheio levava tâmaras e castanhas do pará batidas no processador, mas aí já não pude ver mais detalhes porque a paciência do O. acabou. Terminei a receita do meu jeito, recheei com damascos e tâmaras sem caroço inteiros, enrolei, amarrei com um barbante, coloquei em uma forma na qual adicionei meia xícara de água (isso eu vi no programa), cobri muito bem com uma folha de papel alumínio e levei para assar em fogo médio/baixo por 2 horas, retirei o papel e deixei dourar regando com o caldo por mais uns 30 min. Ficou muito bom! (Mas se alguém tiver visto o programa, poderia me passar a receita do recheio?). O que achei que fez mesmo a diferença foi adicionar o gengibre no tempero.

15 comentários:

laila radice disse...

ahhah q engraçado karen...olha não sei te dizer onde foi feito mas q sua versão está com uma carinha maravilhosa, isso é indiscutivel! bjos

laila radice disse...

ahhah q engraçado karen...olha não sei te dizer onde foi feito mas q sua versão está com uma carinha maravilhosa, isso é indiscutivel! bjos

Laurinha disse...

o programa não sei qual é, mas que este lombo ficou com uma cara boa, ah ficou!
Beijinhos,

Letrícia disse...

Pela descrição, o programa deve ser o Hoje em Dia (os dois que você viu deviam ser o Edu Guedes e a Ana Hickmann). A receita ainda não foi publicada no site do programa, mas ela foi a opção mais votada em uma enquete.

Olha, tenho minhas dúvidas se o lombo deles ficou tão apetitoso quanto o seu.

Beijos!

Natural Naturalmente disse...

O seu lombo pode assumir o papel principal em qualquer program de TV. Adorei.
Realmente S.P. esta impossivel, eu ainda sou do tempo em que podiamos circular livremente no centro da cidade, faz um 645 anos.
Parabens
Natural Naturalmente - Márcia
http://medicinasnaturais.blogspot.com/
http://comernaturalmente.blogspot.com/

Marizé disse...

Estando eu tão longe, não faço ideia de que programa será esse, mas nem interessa porque esse seu lombo está o máximo dos máximos!

Beijocas

Anônimo disse...

Deve de ter ficado bom! eu conhesso uma receita parecida que leva no meio da carne ameixas secas embebecidas em vinho ou conhaque, que maravilha e doce e salgado ficam nessa receita muito bem!
Bj Branca5

Branca5 disse...

o que eu descrevi anteriomente acho que chama-se carne assada a moda sueca!

Karen disse...

Meninas, a combinação é realmente boa e dá para bastante!

Letricia, depois vou procurar no site para ver se encontro a receita inteira. Obrigada pela dica!

Márcia, SP realmente anda impossível, o trânsito está péssimo!

Branca, hum, ameixas embebidas em conhaque... Deve ficar gostoso, tinha pensando em colocar ameixas, vou experimentar assim da próxima vez!

Anônimo disse...

Karen querida,
Andei sumida...viajando a trabalho e super fora dos blogs então desculpa e quero te mandar um grande bjo e abraço e te desejar atrasada... uma vida cheia de alegrias e surpresas, com muita saúde e abundância. Grande bjo
Vera M

Karen disse...

Vera, que delícia! Espero que tenha se divertido!

Pimpona by Nacos & NOC's disse...

Só de imaginar o sabor já fico a babar! =P
Beijinhos

Valentina disse...

Adoro lombo. e esta combinação com frutas cai super bem.

Unknown disse...

- 2kg lombo suíno aberto em manta

- 2 limões espremidos em suco

- 3 dentes de alho amassados

- ½ xícara(chá) de sumo de gengibre

- sal a gosto

- pimenta do reino a gosto

- 300g de tâmaras

- 150g de castanha do Pará picada

- 1 colher(sopa) de manteiga

- 4 colheres(sopa) de mel

- pimenta branca moída
MODO DE FAZER
- Numa tigela, misture o limão, o alho, o gengibre, o sal e a pimenta a gosto

- Tempere a carne com o marinado em um refratário }

- Cubra e deixe de um dia para outro na geladeira coberto por papel filme

- No processador, coloque as tâmaras e processe até formar uma pasta, misture com ela as castanhas e reserve

- Retire o lombo do marinado, sobre o lombo aberto, espalhe o recheio e enrole como um rocambole, amarre com barbante e besunte com a manteiga e mel

- Dê uma leve polvilhada com a pimenta branca, coloque na assadeira, regue com o marinado e cubra com papel alumínio e vá para o forno a aproximadamente 180º por 2 horas

- Regando sempre com o marinado, retire o papel e deixe até dourar

- Sirva com farofa e arroz branco



* Harry Pisek - CHEF DE COZINHA
Tel.: (012) 3663-4030 // 3663-7120


Esta é a receita do lombo que vc. comentou acima.Inclusive farei para Natal.....Abraço,Lia

Karen disse...

Muito obrigada, Lia! A versão correta deve ser ainda melhor! Abraços!