4.2.08

Endívias com maçã e nozes

Vi a receita no blog Frango com banana, mas como eu tenho a péssima mania de não salvar as páginas da internet com as receitas e apenas decorar três ou quatro ingredientes básicos, o que preparo nem sempre é fiel ao original. Desta vez eu me lembrava das endívias, maçãs, nozes e cream cheese. Certo, fiz um molho com o cream cheese, creme de leite, iogurte natural (duas ou três colheres de sopa de cada ingrediente), temperei com sal, misturei com as maçãs e as nozes e enchi as folhas de endívia, só quando fui procurar a receita para colocá-la aqui é que descubro que inventei outro molho!
A minha versão ficou boa, mas coloco a original, vocês podem escolher! ;-)


Endívias com maçã e nozes

O que usar:
-
2 maçãs verdes, com casca, cortadas em cubinhos;
- suco de 1 limão;
- ½ xícara de nozes pecan quebradas grosseiramente;
- sal;
- 1 endívia separada em folhas;

Para o molho cremoso:


- 1 caixinha de cream cheese em temperatura ambiente;
- ½ xícara de leite gelado;
- 2 colheres (sopa) de azeite;
- sal e pimenta-do-reino branca moída;
- 2 colheres (sopa) de cebolinha picada;

Como fazer:
Misture a maçã com o suco de limão e as nozes. Tempere e reserve. Coloque o cream cheese em uma tigela grande e acrescente o leite mexendo, de preferência, com um batedor de arame. Junte o azeite, sal, pimenta e, por último, a cebolinha. Misture delicadamente o molho com a maçã e as nozes. Separe as folhas de endívia e coloque colheradas do molho com as frutas na parte superior das folhas. Arrume as pétalas de endívia recheadas em um prato e regue com um fio de azeite.

5 comentários:

Pitadasdilu disse...

Karen, ficou lindo o prato, parece apetitoso... vou ter que experimentar as folhas de endívia, nunca comi e nem sei se tem por aqui...
Bjos, Lú.

cozinha da drica disse...

Karen como endivia quase todos os dias e esta receita é muito boa!!! Bjs

Carla disse...

Gosto de endívias, parece-me uma receita muito boa!

bjs

Cláudia disse...

Gostei mais do seu molhinho, KAREN, preciso comprar endívias, são meio amarguinhas, mas sei que vou gostar com este recheio.

bjs

Karen disse...

Luciana, por aqui a endívia anda fácil de encontrar, espero que tenha a oportunidade de experimentar, eu não gosto muito de comê-la sem uma acompanhamento, mas assim ficou muito boa!

Drica, todos os dias? Eu confesso que como salada eu ainda prefiro uma alfacezinha... rs

Carla, a receita é boa sim!

Claúdia, eu também não sou muito fã de endívia exatamente porque são meio amargas, mas preparadas assim eu comi muitas folhinhas!