28.3.08

Torta de limão com merengue

Creio que essa é a versão mais comum de torta de limão que existe, diferente das nossas tortas de limão, aquelas feitas fora daqui não costumam levar leite condensando e o creme ganha consistência com maisena. O "lemon" do "lemon meringue pie", é o limão amarelo, tipo siciliano, e o limão que temos aqui, o verde, é chamado de "lime" (a Valentina me explicou isso um dia), o nosso limão geralmente é usado na torta chamada "key lime pie" que, essa sim, leva a tradicional cobertura de leite condensado com suco de limão sobre uma crosta feita com bolachas trituradas com manteiga. (Se estiver dizendo besteira, digam!).

Eu não gosto de doces muito doces e achei essa torta muito, muito, boa. A doçura vem praticamente do merengue, pois a massa não leva açúcar e o creme leva muito pouco. Receita da Delia Smith. Como não tinha o "lemon" (limão siciliano) pedido, usei o nosso "lime" (limão verde) mesmo. A massa deu para cobrir justinho uma assadeira de 22cm de diâmetro, mas acho que uma forma menor seria melhor. Torta para uma família pequena (ou um casal como no nosso caso).


Torta de limão com merengue

Massa:

110g de farinha
1 pitada de sal

25g de manteiga

25g de banha (usei manteiga)

Recheio:

raspas e suco de dois limões
3 c. sopa rasas de maisena
50g de açúcar demerara

3 gemas grandes

40g de manteiga


Merengue:

3 claras
175g de açúcar demerara


Você vai precisar de uma assadeira redonda com 2,5cm de profundidade, 19cm de base e 24cm nas bordas (eu usei uma forma redonda com 22cm de diâmetro).


Faça a massa: peneire a farinha com a pitada de sal em uma tigela. Adicione a manteiga e a banha cortadas em pequenos pedaços. Misture com as pontas dos dedos até obter uma farofa. Adicione um pouco de água fria, cerca de 1 c sopa, comece mexendo a massa com uma espátula e termine com as mãos após adicionar mais algumas gotas de água até obter uma massa homogênea e macia que deixe a tigela limpa. Forme uma bola, envolva-a em filme plástico e deixe na geladeira por 30 min.


Após esse tempo, preaqueça o forno à 190C. Abra a massa em um círculo e forre a assadeira (a Delia dá algumas dicas, como cortar uma faixa de 1cm do círculo da massa, cobrir as bordas umedecidas da assadeira com ela, apertar, umedecer essa faixa de massa e só depois forrar toda a assadeira com o disco de massa, provavelmente, para evitar que ela "desça" enquanto assa, mas não fiz isso, a massa desceu um pouco, mas não comprometeu a torta). Pique o fundo da massa com um garfo e leve para assar no forno preaquecido por cerca de 20-25 min ou até que a massa esteja assada. Retire do forno, abaixe a temperatura para 150C e cubra a massa com o recheio e o merengue.


Faça o recheio: Meça 275ml de água. Coloque o açúcar e a maisena em uma tigela e adicione um pouco da água medida para dissolver tudo e formar uma pasta homogênea. Coloque a água restante em uma panela com as raspas de limão e leve ao fogo até ferver. Retire do fogo e despeje a água com as raspas na tigela com a mistura de maisena e açúcar. Misture tudo muito bem e devolva para a panela. Leve tudo ao fogo baixo mexendo até obter um creme grosso. Retire do fogo e adicione as gemas, suco de limão e, por fim, a manteiga. Cubra a massa com essa mistura espalhando de forma uniforme.


Faça o merengue: bata as claras até que elas fiquem firmes e adicione o açúcar aos poucos até obter um suspiro. Espalhe-o sobre o creme de limão até as bordas da massa para cobrir bem tudo e leve ao forno para assar na grade mais alta por cerca de 45min, ou até que o merengue fique dourado e crocante por cima e macio por dentro.


Sirva morno ou frio, se servir morno, deixe descansar por 20min.


15 comentários:

Elvira disse...

À moda francesa, não leva leite condensado. É um simples creme de pasteleiro com limão.

Essa sua tarte ficou um espectáculo, Karen! :-)

Beijos.

Laurinha disse...

E com 'lemon' fica mais suave, mas o fato é o seguinte: adoro torta de limão, seja de lemon ou de lime!
Beijinhos,

Isabel (pipoka) disse...

Adoro tarte de limão, acho até que é uma das minhas sobremesas favoritas. O problema é que nunca consigo fazer um merengue assim lindo como o seu...por isso, coloco natas batidas por cima (é como dizem "quem não tem cão, caça com gato!).

bjs

Luciana Macêdo disse...

Esta é a torta favorita do meu marido, não faço muito porque a receita que tenho é muito doce. Adorei esta sua com limão siciliano. Vou fazer e agradar o marido.
Bjs!

risonha disse...

essa tarte está uma tentação... apetece-me agarrar na fatia da ultima foto e fugir com ela para bem longe... lol

Karen disse...

Elvira, sabe que eu prefiro assim, sem o leite condensado, fica menos doce.

Laurinha, eu ainda vou testar com o limão siciliano para ver se é muito diferente.

Pipoka, acho que o segredo talvez seja a quantidade de açúcar, o merengue ficou bem grosso e pesado e realmente permaneceu crocante por cima mesmo após permanecer na geladeira por alguns dias.

Luciana, essa versão é com limão verde, mas ficou deliciosa. Achei boa exatamente por não ser doce demais.

Risonha, pena que seja só uma foto, eu também estou sentindo saudades dela...

Leila disse...

Karen, tud torta ficou lindíssima e o merengue entao, fabuloso.
beijinhos

Valentina disse...

Karen, que delícia! Ficou muito bonita. Eu sou uma grande fã do lime mais que do limão. Vou fazer a tua versão.bjocas

Valentina disse...

Karen, que delícia! Ficou muito bonita. Eu sou uma grande fã do lime mais que do limão. Vou fazer a tua versão.bjocas

Marizé disse...

Que tarte linda e de aspecto tentador.

Bjs

Anônimo disse...

Para uma apreciadora de tartes como eu, esta prendeu-me a atenção, está mesmo tentadora. Bjinhos

Nani disse...

Karen essa sua torta essa tão linda que minha vontade foi entrar dentro do computador para comer essa fatia que você nos mostrou!
Beijos

Ana disse...

Ficou linda mesmo Karen!
Eu nao sou la muito fa, mas essa eh a torta favorita do meu cunhado e sempre q vamos ao Brasil eu faco com ele. Mas a receita dele vai leite condensado e eh beeem doce.
Gostei da sua, ficou muito bonita mesmo!
Ana

cozinha da drica disse...

Que sucesso hein?? E este merengue está maravilhoso!! Bjks e excelente semana!!!

Karen disse...

Obrigada, meninas! A torta estava deliciosa! Também nunca tive tanto sucesso com merengue!

Val, eu também não tenho nada contra o limão verdinho, ele é ótimo!

Ana, acho a versão com leite condensado muito enjoativa, mas esta aqui é perfeita para mim!