16.11.10

Filé mignon ao molho de vinho e champignon


Da Dani da Casa de Farinha. Feita e repetida várias vezes. Não costumo usar temperos industrializados na cozinha, mas abro uma exceção para esta receita. A sopa de cebola dá um sabor muito bom ao molho e  o deixa mais encorpado. Vale a pena. Desta vez acabei não fritando a carne até que ela ficasse bem dourada, então o resultado ficou um pouco "pálido".



Filé mignon ao molho de vinho e champignon


1 peça de filé mignon de cerca de 1 kg
1 pacote sopa/creme de cebola
3 colheres de mostarda
1 copo de 200 ml de vinho branco seco
1 copo de 200 ml de água
4 colheres de sopa de molho Inglês
1 vidro pequeno de champignon laminado (usei os champignos inteiros desta vez)
Óleo para fritar


Amarre o filé inteiro e limpo e envolva todo ele na sopa de cebola. (Reserve o que sobrar da sopa de cebola para corrigir o tempero no final).

Frite o filé em óleo bem quente até ficar bem dourado e escuro. Escorra bem, deixe esfriar e leve para a geladeira.

Escorra a gordura toda passando por um filtro e aproveite o resíduo queimadinho da sopa de cebola devolvendo para a panela.

Misture aquela sobra da sopa de cebola reservada com a água, o vinho, o molho inglês, a mostarda e o champignon laminado e leve ao fogo até ferver e encorpar.

Retire o filé da geladeira, corte em fatias finas e junte ao molho.

Deixe ferver até engrossar o molho e reduzir de volume.

Sirva quente com salada, arroz branco e batata palha.

Obs: tenha um pacote extra de sopa de cebola, pode vir a calhar caso não sobre muito após besuntar a carne e deseje corrigir o tempero.

18 comentários:

Beta Tiossi disse...

Parece ótimo! adoro carnes com champignon! bjs

Quéroul disse...

eu nem era amiga de cogumelo, mas agora eu não sei viver sem.
quase que despenso a carne, hein... :D

=***

Quéroul disse...

despenso?
dispenso, né?

afe.

Mariana Takagui disse...

Parece que fico uma delícia!!!!!!!
Vc poderia me dizer por favor como fez pra colcoat música como ni post > Trilha sonora de domingo - Cake ?
Gostaria de colocar uma música em algum novo post meu! Obrigada e até +

Karen disse...

Beta, a combinação é mesmo muito boa!

Quéroul, hahaha!

Mamãe da Karina, procure a música que você deseja no Youtube e depois clique sobre a palavra "embed", copie o código que aparece e cole no seu post. É basicamente isso, mas nem todas as músicas/videos tem o código. Há outras ferramentas para fazer isso na web, mas nunca as usei.

Mariana Takagui disse...

Mas onde fica essa palava embed que não estou achando? Fica perto de onde la no youtube?

Karen disse...

Mariana, depois que você fizer a busca e entrar na página com o video da música que escolher, verá uma barra de opções logo abaixo do video, o botão com a palavra "embed" está ali.

Marcela disse...

Gente, adorei a receita...vou fazer aqui esse final de semana, chega me deu água na boca, sensacional mesmo. Adorei o blog e a forma como você leva, vou começar meu curso de gastronomia agora pelo IESB e cada vez mais eu vejo que instituições e pessoas estao reconhecendo o valor gastrÔmico, isso é empolgante e me dá muito orgulho de fazer parte desse mundo...parabéns pelo blog!

ABraços.

Karen disse...

Marcela Luiza, obrigada pelos elogios e pela visita, a receita da Dani é mesmo muito boa, para guardar mesmo. Espero que goste!

E sucesso com a carreira!

Mariana Takagui disse...

Não sei se sou meio baka mas não to achando esse tal embed, será que é porque não tem no meu ou meu google não ta em inglês... única coisa que acho semelhante e o "compartilhar" E "incorporar"

Karen disse...

Mariana, é isso mesmo, o meu está em inglês, é o "incorporar". Clique e veja se o código aparece.

Mariana Takagui disse...

Aparece sim mas se for pra colar no blog via sair o vídeo pra se ver igual no youtube...

Akemi disse...

Quase caí de costas quando fui ao açougue semana passada mas quando os preços cairem um pouco vou experimentar esta receita! Parece deliciosa! Bjss

Karen disse...

Mariana, para que o video não apareça, você deve procurar os dois lugares onde está escrita a palavra "height" (altura em inglês) no código e substituir por 25. Entendeu? "height" e "width", são a altura e a largura do video. Colocando 25 (em "height"), você vê só a barra. Espero que tudo dê certo agora.


Akemi, a carne está mesmo cara, acho que a tendência é subir mais, infelizmente. Guarde a receita para um almoço em família. Fiz para meus pais e eles gostaram.

Mariana Takagui disse...

Já peguei o espírito da coisa dai consegui fazer ficar só a barra dai salvo quando vou ver não ta a barra e sim soh onde clica pra dar play e o resto da barra ta tudo preto rs vou tentando aki! Muito obrigada viu! =D

Karen disse...

De nada, Mariana! Espero que fique do jeito que você quer. Você só substitui o número que está em "height", ok? O resto fica igual. Sempre funcionou assim para mim.

Mariana Takagui disse...

Consegui! Passa lá no meu blog pra vc ver! Ainda não sei o que escreverei sobre a música exatamente mas o principal já ta lá rs...

moranguita disse...

que tempero excelente
por acaso tambem nunca iusei a sopa de cebola para temperar a comida mas pelo que vejo por aqui e muito usual e da um optimo tempero na comida