15.1.11

Quibe assado libanês



Receita indicada pela Bell Rezende no Cybercook. Realmente uma das melhores receitas de quibe assado que já fiz. O segredo parece ser cobrir tudo com papel alumínio na hora de assar, o quibe mantém a umidade e fica muito saboroso. O recheio de cebolas também é ótimo, adocicado.


Quibe assado libanês
 

500g de carne moída (patinho ou coxão mole bem limpo)
250g de trigo para quibe
1 cebola grande ou 2 pequenas raladas (eu piquei bem)
folhas de 1 maço de hortelã bem picadinhas
5 dentes de alho bem picadinhos
sal a gosto
pimenta síria a gosto (usei pimenta do reino)
3 c sopa de margarina (usei uma quantidade menor de azeite no lugar da margarina)

4 cebolas grandes fatiadas e refogadas em azeite até dourarem.



Lavar o trigo para quibe e deixá-lo de molho em água por no mínimo 2 horas.

Depois desse tempo, coloque o trigo em uma vasilha maior, espremendo-o (não muito, ele deve ficar bem úmido). Junte a carne moída, a cebola, o alho, a hortelã, o sal e a pimenta.

Trabalhe a mistura muito bem com as mãos (segundo a Bell, quando mais, melhor). Experimente o sal e corrija o tempero caso necessário. Junte a margarina e amasse mais um pouco (adicionei um pouco de azeite no lugar da margarina).

Coloque metade dessa mistura de quibe em uma forma média e espalhe a cebola refogada. Cubra com a outra metade, alise a superfície e distribua pedacinhos de manteiga sobre o quibe (aqui também usei azeite).

Cubra a forma com papel alumínio e asse à temperatura média por cerca de 1 hora. Não retire o papel alumínio para que o quibe não resseque.


4 comentários:

Quéroul disse...

amei a receita, super vou fazer.
normalmente meus quibes de forno ficam sem gracinha. quando a carne tá crua ainda e eu tempero, fica super bom. aí asso, e fica nhé.

e o último quibe com recheio de cebola que eu comi deu muitomente errado. por isso acho que vou fazer sua receita numa porção menor, pra não sobrar. que quibe requentado, com as cebolas ainda por cima, foi totalmente no no no.

;)

Karen disse...

Quéroul, meus quibes assados também sempre ficavam ressecados e sem graça. Por isso gostei muito desta versão, a carne e as cebolas ficam muito macias e úmidas.

Nice disse...

parace que ficou muito bom ,vou experimentar,essa semana comi Kibe cru,eu adoro
beijos já estou te seguindo a muito tempo e sempre passo aqui para pegar uma receitainha
beijos e bom final de semana

Karen disse...

Vamos correr, eu ainda não consigo comer quibe cru apesar de comer carpaccio sem problemas, vai entender... Esta receita é muito boa, espero que goste.

Obrigada pelas visitas e ótima semana!