17.4.11

Salmão defumado com blinis


Blinis são pequenas panquecas geralmente servidas com caviar ou salmão defumado e sour cream. Depois de nossa última decepcionante experiência "blinífera", eu tinha que preparar blinis de verdade em casa. Usei a receita da Saveur. Devia usar farinha de trigo sarraceno, mas eu o substituí por farinha de centeio. Achei o resultado muito bom, os blinis ficaram como eu tinha imaginado que eles seriam. (Um dia ainda provarei the real deal).

Não há sour cream à venda por aqui, então misturei um pouco de suco de limão com creme de leite, o suficiente para deixar a consistência mais espessa sem que o creme ficasse excessivamente azedo. Coloquei um pouco dele sobre cada blini e arrematei tudo com um pedaço de salmão defumado (ele costuma ser vendido congelado, em pequenas bandejas). Ótimo tira-gosto.

Fiz metade da receita, cerca de 20 blinis.


Blinis

1 1⁄4 c chá de fermento biológico instantâneo seco
1 x de leite morno 
1⁄2 x de farinha de trigo sarraceno (usei centeio, creio que farinha integral também sirva)
1⁄2 c chá de açúcar
1⁄4 c chá de sal
2⁄3 x de farinha
2 c sopa de sour cream (um pouco de creme de leite com algumas gotas de suco de limão resolve o problema)
1⁄4 x de creme de leite
2 ovos ligeiramente batidos
1 c sopa de manteiga derretida
óleo

Misture o fermento com o leite, adicione a farinha de trigo sarraceno, o açúcar e o sal. Cubra com um filme plástico ou pano de prato limpo e deixe descansar até que apareçam bolhas na superfície da massa, cerca de 1 hora.

Adicione a farinha, o sour cream, o creme de leite, os ovos e a manteiga. Misture bem, cubra novamente e deixe crescer por cerca de 2 horas.

Aqueça 1 c sopa de óleo em uma frigideria antiaderente grande em temperatura média. Prepare os blinis derramando uma colher de sopa da massa. Faça poucos de cada vez e adicione mais óleo quando necessário. Espere que apareçam bolhas na superfície do blini e as bordar comecem a dourar, cerca de 1 minuto. Vire e deixe cozinhar cerca de 30 segundos. Transfira os blinis prontos para um prato e cubra com um pano limpo enquanto termina de empregar a massa. Sirva morno. 

4 comentários:

Quéroul disse...

a primeira vez que ouvi falar em blinis foi no Top Chef, e eu ainda não tinha entendido que eram panquequinhas... e eu tô doida pra comprar salmão defumado, achei um dia no supermercado, olhei o preço e desisti. mas aí um dia fui numa dessas temakerias da vida e comi uma salada com salmão defumado, que vinha numa xicrinha mínima. achei o preço dos três pedacinhos de salmão defumado da temakeria um roubo, e que vale muito mais comprar a bandejinha e fazer minha própria saladinha... ou blinis fofos como os seus.


beijo

Karen disse...

Quéroul, sai muito mais em conta comprar a tal bandejinha do mercado. Pratos feitos com ele fora são muito caros! Ainda não me recuperei dos blinis do Santo Grão...

Quéroul disse...

uia, trocou de fota. :)

Karen disse...

Achei esta mais bonitinha. rs