8.5.11

Universidade do riso


Este é um dos melhores filmes japoneses que vi nos últimos tempos. Universidade do riso originalmente  era uma peça teatral escrita por Koki Mitani, que também escreveu o roteiro de Bem-vindo, Sr. Macdonald (ótimo, aliás). Ele se passa durante a segunda guerra e traz um escritor de comédia que tenta obter a aprovação de um censor para a peça que escreveu. O censor, um homem sério e com pouco senso de humor, exige que o escritor faça diversas alterações no texto,  mas o escritor não desiste, faz as alterações e volta para a sala do censor, isso se repete durante vários dias e, pouco a pouco, o censor começa a se envolver com o texto e a ser transformado por ele. 

Há um pouco de humor e também de gravidade, afinal, o Japão está em guerra. Os dois atores precisam ser muito bons para segurar o filme, e são, especialmente Koji Yakusho, que interpreta  o censor. Os enquadramentos e a iluminação são perfeitos.

Recomendado.


6 comentários:

Anônimo disse...

obrigada pela indicação, vou anotar e procurar ver os dois que não conhecia. O Koji Yakusho é bem conhecido por aqui, vi o Tokyo Sonata com ele no ano passado (o mais recente). Ele não é protagonista, mas o papel dele de dorobô é bem marcante, rs. Muito bom.
Abs
madoka

Karen disse...

Madoka, Bem-vindo Sr. Macdonald é muito engraçado. Ri muito com esse filme.

O Koji Yakusho é mesmo bem conhecido, lembro de vários filmes com ele. Ainda não vi Tokyo Sonata.

Abs!

Maria Cristina Stolf disse...

Gosto muito de filmes japoneses, e vou procurar vê-los...tenho um para indicar (se é que vc já não viu!) "A Partida"...simplesmente tocante!!!

Karen disse...

Oi, Cristina! Já vi "A partida" sim, ele é realmente muito tocante!

sonia disse...

Karen, concordo com você quando diz que é um dos melhores filmes japoneses. Eu vi duas vezes, gostei muito. O filme passa uma bela mensagem, no final. Surpreendente o poder do bom humor e da persistência!!!
Beijos

Karen disse...

Sonia, pois é, o filme tem todos os predicados. Não vejo nenhuma falta nele.