15.6.11

Tinguensai com alho e gengibre


Receita simples com tinguensai ou bok choy que a Mariana me passou. Há até um video que mostra o preparo passo a passo. A única modificação que fiz foi adicinar um pouco de amido de milho dissolvido em um pouco de água para deixar o caldo mais espesso porque o tinguensai soltou muito líquido. Uma wok bem quente talvez tivesse evitado isso.


Tinguensai com alho e gengibre

3 tinguensais
2 dentes de alho picados
1 c sopa de gengibre ralado
1 pitada de pimenta calabresa (ou 1/2 pimenta dedo de moça picada)
2 c sopa de shoyu
1 c sopa de óleo
algumas gotas de óleo de gergelim

Separe as folhas de cada tinguensai, lave bem e separe a parte branca e mais espessa da parte escura da folha. Corte a parte branca em pedaços e as folhas ao meio caso sejam grandes. Aqueça o óleo e refogue a parte branca do tinguensai, mexa e adicione o alho, o gengibre e a pimenta calabresa. Quando a parte branca começar a ficar macia, adicione a parte verde das folhas, tempere com shoyu. Espere as folhas murcharem e finalize com o óleo de gergelim.


5 comentários:

Mariana Takagui disse...

Ainda não tive a oportunidade de experimentar tinguensai mas pelo menos receita não irá faltar pra quando eu comprar =]
Que bom saber que vc fez a receita e até fez modificações... estou trabalhando e tá tudo tão corrido pra mim, fiquei feliz em ler seu blog no tempinho que tive de ''folga'' dos afazeres e da filhota rs...

Georgia disse...

Karen, minha turminha aqui em casa come muito legume. Vou sair daqui a pouquinho e vou ver se acho. Gengibre temos sempre porque todo chá é com gengibre, rs.
O único problema que vejo no momento é a falta de legumes no mercado. Tá maior barra achar legumes por aqui.

Bjao

Karen disse...

Mariana, tinguensai é uma verdurinha gostosa, uma de minhas preferidas só refogada como acompanhamento. Gostei da receita, obrigada! Descanse no final de semana!

Georgia, imagino que essa história toda da bactéria deva ter deixado o povo ressabiado em relação aos vegetais, mas cozidos não tem problema, não é mesmo? Beijos!

Mariana Takagui disse...

Oi! Comprei enfim chingensai e fiz hj pra janta com oleo de canola, alho, ajinomoto e shoyu e adorei! O cheiro da folha cru lembra de couve e refogado muda o cheiro e a textura não parece com de couve mas gostei muito e comprarei mais!

Karen disse...

Mariana, eu adoro essa verdurinha, é muito gostosa mesmo!