6.7.11

Bolo de mel e passas


Mais um recorte da Claudia Cozinha. Bolo muito gostoso, doce na medida certa e cheio de coisas boníssimas. Usei açúcar demerara, se usar o açúcar mascavo, a massa provavelmente ficará mais escura. Como sempre, não resisti e diminuí a quantidade de manteiga.


Bolo de mel e passa

1 x (200g) de manteiga à temperatura ambiente (usei cerca de 120g e achei que ficou bom)
1/4 x açúcar mascavo (usei demerara)
1/3 x de mel
3 ovos
3 c sopa de conhaque
1 1/4 x de farinha
1 c chá de fermento
1 x de nozes picadas
1 x passas escuras
açúcar de confeiteiro para polvilhar (não usei)

Na batedeira, bata a manteiga até ficar cremosa. Adicione o açúcar e o mel e bata até ficar homogêneo. Acrescente os ovos um a um, batendo bem. Junte o conhaque e misture novamente até que o açúcar se dissolva. Misture a farinha com o fermento e acrescente à massa. Junte os ingredientes restsantes aos poucos.

Aqueça o forno em temperatura média. Coloque a massa em uma forma de bolo inglês untada, leve ao forno e asse por uma hora ou até que, enfiando um palito, ele saia limpo (caso doure muito na superfície, cubra com papel alumínio). Deixe amornar e desenforme. Deixe esfriar. Polvilhe com açúcar de confeiteiro e corte em fatias.

6 comentários:

Luna disse...

Parece delicioso, Karen! Uma maneira de substituir parte da manteiga é usando uma gema a mais pra que a proporção da gordura fique equilibrada, mas pelo visto deu super certo assim mesmo! :)

moranguita disse...

karen esta uma maravilha esse bolo
esta anotada a receita
beijinhos

Karen disse...

Luna, gostei da dica, vou procurar fazer isso ao invés de sumir com a manteiga.

Moranguita, é uma receita que vale mesmo a pena guardar.

Isadora disse...

hummmm q maravilha!!!!

ficou bem fofinho!!!

deu vontade de provar!haahaha

http://deliciasdaisa.blogspot.com/

Georgia disse...

Karen este bolo parece delicioso e vou fazê-lo numa oportunidade por aqui.

Aqui em casa eu uso o mascarvo e nao sabia desse outro o demerara. Fui ver na internet e percebi que o que eles chamam aqui de brauner Zucker é na verdade o demerara. Entao só uso o demerara e somente qdo vou no asiático e que compro o acucar deles por lá é que tenho o mascarvo. Eita que eu tô aprendo é coisa, viu, rs.


Ontem assei no forno com um pouco de azeite piemntoes vermelhos com alho picado e orégano e um pouco de sal salpicado. Ficaram ótimos e com salada verde ficou genial.

Bjao

Karen disse...

Obrigada, Isadora! Ele fica muito gostoso!

Georgia, faça sim!

Eu também descobri a diferença entre o mascavo e o demerara há pouco tempo. :)