3.8.11

Osamu Dazai - Blue Bamboo


Este livro de contos do Osamu Dazai é adorável. As histórias são uma mistura de contos orientais e ocidentais, fábulas mesmo. Há um pouco de irmãos Grimm e Andersen. Há alguns finais felizes, alguns finais tristes e sempre algum tipo de fundamento moral. Há samurais, sereias, bruxas, mágica e  humor. Achei a tradução às vezes um pouco confusa, mas o próprio tradutor admite que, por uma razão ou outra, foi obrigado a extirpar algumas passagens.

Meu conto preferido foi traduzido como "O espírito do crisântemo". Ele conta a história de um homem apaixonado por crisântemos que é muito teimoso e está convencido de que o fato de não se importar em viver em um casebre ou procurar ganhar dinheiro demonstra o quanto ele é virtuoso. Sua vida muda quando ele parte em busca de sementes de crisântemo em outra cidade e conhece dois irmãos muito misteriosos no caminho de volta para casa.

O conto que dá título à coletânea também é muito bonito. "Bambo azul" trata de um órfão criado por parentes. Ele cresce sendo o alvo de zombarias e maus tratos de todos e é obrigado a casar-se com a empregada do tio. Sua vida continua miserável, pois nem a esposa o respeita. Um dia ele parte para prestar um exame, não passa e, sem dinheiro e sem coragem de voltar para casa e encarar a mulher, ele acaba adormecendo em um templo. Coisas estranhas acontecem a partir de então.

O livro começa e termina com um conto dentro de um conto. São cinco irmãos que gostam de inventar histórias, cada um deles escreve/narra um pedaço e o seguinte deve continuar. O primeiro conto criado por eles é sobre um senhor que encontra a ex-esposa na rua. Já a segunda tem como personagem principal a Rapunzel, a dos cabelos. (É que o irmão mais novo estava sem inspiração e recorreu ao plágio). Ficou bem divertido. 

Enfim, são contos interessantes, mágicos, como os bons contos devem ser.


7 comentários:

Bruna Leite disse...

Conheço muito pouco da literatura oriental, por isso,adorei sua indicação!

Aproveito para te convidar a participar do sorteio lá no Gourmandisme: uma cesta de produtos Hershey's!

Karen disse...

Esse é um livro bonito, gostei dele.

Obrigada pelo convite, ganhar coisas comestíveis é sempre bom!

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Bom dia Karen!

A dica parece interessante.


Bjao

Karen disse...

Georgia, é uma boa introdução aos contos japoneses.

aline naomi disse...

Nunca tinha ouvido falar em Ozamu Dazai, mas gostei do que você escreveu sobre esse livro!

Anônimo disse...

Foi lançado agora um livro dele em portugues "Não Humano"

http://eucleiaeditora.com/sinopses/

Karen disse...

Obrigada, Anônimo. Bom saber que o estão trazindo! Eu li uma tradução inglesa desse livro.