12.10.11

Lombo assado com mostarda


Estava com espírito de cozinheiro do exército antes da viagem. Fiz vários pratos em porções grandes para congelar e esvaziar a geladeira. Este foi um deles, mais uma receita de lombo. Ficou bem gostoso, já fiz duas vezes. Se não tiver o vinho branco para diluir o molho, use um pouco de água, fiz isso na última vez e ficou bom.

Costumo usar menos mostarda. Salgue moderadamente para que o molho final não fique salgado demais, lembre-se de que a mostarda já contém sal.




Lombo assado com mostarda

1 lombo de cerca de 1 ½ kg
sal e pimenta a gosto
3 colheres de sopa de alecrim fresco (usei bem menos)
6 colheres de mostarda tipo dijon (usei 3 c sopa bem generosas)
3 dentes de alho picados
1 ½ xícara de suco de laranja
1 x de vinho branco
1 c sopa de manteiga
1 c sopa de farinha


Em um recipiente, coloque o lombo, tempere com o sal, a pimenta, a mostarda, o alecrim e o alho. Feche com filme plástico e deixe marinar na geladeira por 2 horas.

Coloque em uma assadeira, despeje o suco de laranja, cubra com papel alumínio e asse por 1 hora. Depois desse período, retire o papel alumínio e asse por mais 40 minutos ou até dourar e ficar macio. Banhe a carne com colheradas do molho caso necessário.

Retire a carne da assadeira, coloque a assadeira/panela sobre o fogão em fogo baixo e adicione o vinho branco. Com uma colher de pau "limpe" o fundo, raspando para soltar todos os restos de tempero e carne que estejam grudados. Quando reduzir para uma terça parte do volume,  (ou nem tanto, caso deseje mais molho), adicione uma mistura feita com a manteiga e a farinha de trigo (derreta a manteiga e adicione a farinha previamente em uma frigideira ou panela pequena), abaixe o fogo e continue mexendo até engrossar e ficar brilhante. Passe por uma peneira (não fiz isso) e sirva quente em uma molheira à parte ou sobre o lombo.


.

2 comentários:

Georgia disse...

Karen, eu faco essa mesma receita só que com salmao, já que para os meus lados salmao nao é tao caro como no Brasil.

Abracos

Karen disse...

Georgia, interessante.... Vou experimentar!