29.11.11

Creme de abacate com tâmaras e mel


Vi uma sobremesa feita com abacate no blog da Luna e me lembrei de uma receita que costumava fazer há algum tempo. Na versão original, não havia mel, ela era adoçada apenas com tâmaras, muitas. Mas depois que queimei um liquidificador, não a preparei mais. As tâmaras vendidas por aqui não são muito suculentas, são mais secas e duras, o que exige um liquidificador mais poderoso, e o meu não era. Tentei no processador, mas também não deu muito certo. Mas quem mandou botar um monte de tâmaras inteiras no copo e esperar que o aparelho triturasse tudo, não mesmo? (Talvez picá-las e deixá-las de molho em água quente por algum tempo resolva esse problema, mas gosto mais da minha versão atual).

Adaptei a receita ao meu gosto e desisti de usar um montão de tâmaras, uso apenas umas 5 ou 6 tâmaras sem caroços já picadinhas que coloco no liquidificador (ou processador de alimentos) com a polpa de 1/2 abacate médio (ou um avocado, aqueles pequenos), cerca de 1 c sopa de suco de limão e mel a gosto. Bato apenas até que o abacate fique cremoso sem me preocupar mais em triturar tão bem as tâmaras. Fica bom, os pedacinhos de tâmara quebram a homogeneidade do creme. 





7 comentários:

Luna disse...

Que delícia, Karen! Eu também já quase queimei um liquidificador por causa de uma receita! Estou fazendo uma receita com tâmaras hoje e achei legal a ideia de usá-las como adoçante. Beijo!

Judy disse...

Humm parece ótimo... boa receita para a época já as tâmaras estão mais em evidência.

bj

Karen disse...

Luna, eu sou meio terrível com eletrodomésticos (e vidros, e louças, etc.)! Tâmaras dão sempre ótimas sobremesas.

Judy, é verdade, elas voltaram às prateleiras há um tempinho! Fiquei contente com isso!

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Eu tenho abacate, vou providenciar as tâmaras. O que nesta época por aqui fica fácil de encntrar.

Bjao

Karen disse...

Georgia, espero que goste!

Ana disse...

Ai adoro abacate, como praticamente todos os dias, em meus smoothies e na salada.
Karen, vou te dar uma dica p/ as tamaras. Deixe elas de molho em um pouco de agua durante a noite. No dia seguinte bata as tamaras com a agua e forme uma "pasta" q vc pode usar p/ adocar bolos, doces, o q quiser, como se fosse um mel. (outra opcao eh colocar agua quente nas tamaras e deixar de molho por uma ou duas horas somente)
Vc pode deixar sua pasta mais liquida ou mais pastosa de acordo com sua preferencia. Eh so ir adicionando agua aos poucos conforme bater. Desse modo vc nao queima o liquidificador, rs!!
Essa pasta dura umas duas semanas guardada em pote tampado na geladeira.
Se vc quiser dar uma olhada em receitas chama-se "date paste"!
Beijos
Ana

Ps: recentemente tiveram dois posts em um blog q leio de vez em quando sobre a date paste, um post era de um bread pudding recipe e o outro com perguntas e respostas sobre a date paste, ai vao os links se vc quiser dar uma olhadinha:
http://www.choosingraw.com/working-with-date-paste-and-banana-caramel-bread-pudding/

http://www.choosingraw.com/your-date-paste-questions-answered/

Karen disse...

Muito obrigada pela dica, Ana! Pensei em fazer algo parecido, mas ainda não tinha experimentado, agora sei que funciona!

Vou dar uma olha nos links, adoro tâmaras!