28.11.11

Tortilla de patatas (ou omelete de batatas)


Sem segredos aqui. É exatamente isso, uma omelete feita com batatas e cebolas, prato típico da Espanha. As batatas deveriam ser cortadas em fatias não muito grossas e fritas em uma quantidade considerável de óleo junto com as cebolas, escorridas e misturadas aos ovos batidos, mas como sempre procuro evitar fazer frituras para não ter que limpar a cozinha inteira, lavar os óculos e os cabelos, resolvi fazer a tortilla à minha maneira.

Descasquei duas batatas médias, fatiei, temperei com sal e pimenta, coloquei em uma assadeira, juntei um pouco de azeite e misturei com as mãos para que o azeite envolvesse todas as fatias. Levei ao forno e esperei que as batatas ficassem macias, retirei e reservei.

Refoguei uma cebola pequena com um pouco de óleo em uma frigideira e juntei as batatas assadas, corrigi o tempero e depois juntei a três ovos batidos (adicione mais sal, caso ache necessário), coloquei a mistura em uma frigideira antiaderente com um pouco de óleo e deixei fritar. Quando a parte inferior ficou dourada (verifique com uma espátula), "deslizei" a tortilla com cuidado para um prato, coloquei outro prato sobre a tortilla e virei para que a parte crua ficasse na parte debaixo do outro prato, "deslizei" a tortilla de volta para a frigideira e fritei o outro lado.

É bem simples. Minha tortilla não ficou gordinha como deveria, para isso, precisaria ter usado uma frigideira menor ou dobrado a receita (geralmente 5-6 ovos é a quantidade tradicional). Se quiser, adicione bacon, presunto ou outros ingredientes de sua preferência.

Corte a tortilla em pedaços e sirva. (Achei ainda melhor depois de fria).



6 comentários:

Ameixinha disse...

Gosto muito mas já não faço há muito tempo, deu fome :)

www.sosimplesassim.com.br disse...

oi Karen,
Essa tortilla à "sua maneira" faz mais o meu gosto.Vou fazer assim também.
Bj e ótima semana,
Lylia

Quéroul disse...

tortilla sempre me dá falsa esperança porque ela tem um nome lindo e crocante e junta coisas lindas (batatas + cebolas fritas = NHAM), mas que não se sustenta na hora dos ovos - já que ela vira meramente um omelete. sabe quando dá uma decepçãozinha? então...

na faculdade eu tinha um amigo que só almoçava isso, e eu ficava de olho nas batatas dele, hehehe.

a sua ficou lindona, renova a esperança, eu diria!

Karen disse...

Lylia, o bom é que dá para usar sobras de batatas assadas, fica bem mais leve.

Quéroul, é verdade, "tortilla" é um nome pomposo para essa omelete de batata. Mas é para ser uma comidinha simples mesmo.

banzai disse...

acho que vou preparar pra hoje mesmo essa tortilla. As crianças vão gostar, batatas é com eles mesmos.
madoka

Karen disse...

Madoka, espero que elas gostem!