18.1.12

Brownie fácil da Letícia




Não sou muito boa fazedora de brownies, sempre o deixo mais tempo do que o necessário no forno e ele passa do ponto, virando um bolo meio sem graça. Mas desta vez acho que acertei. A massa ficou bem "fudgy", úmida.

Comecei a cortar o brownie enquanto ele estava morno, a massa deu uma grudada na faca e estragou um pouco a aparência dos quadrados, mas nada se perdeu, isso eu garanto.

Gostei. Bem simples ("simples", "rápido" e "fácil" são minhas palavras preferidas na cozinha). O único chocolate que adicionei foi o do cacau em pó, poderia ter colocado pedaços de chocolate e "muchas otras cositas", mas preferi colocar só um punhado de nozes picadas para dar crocância. Talvez seja um pouco mais doce do que estou habituada, mas de vez em quando não faz mal, não é mesmo?




Brownie fácil

1 xícara de farinha de trigo
2 xícaras de açúcar
¾ de xícara de cacau em pó não adoçado
¼ de colher (chá) de sal
¼ de colher (chá) de fermento químico em pó
3 ovos grandes
100 g de manteiga derretida
¼ de xícara de óleo de canola (ou outro que não tenha muito cheiro)
2 colheres (chá) de essência de baunilha


Preaqueça o forno a 190ºC. Prepare uma assadeira de 20 X 30 cm – você pode untá-la e enfarinhá-la ou, simplesmente, forrá-la com papel manteiga (nesse caso, deixe o papel sobrar para fora da assadeira para que você desenforme o brownie facilmente).

Coloque em uma tigela todos os ingredientes da receita, na ordem em que estão listados. Com uma colher de pau, misture até que a massa fique homogênea (se preferir, use a batedeira).

Despeje a massa na assadeira preparada, espalhando-a com a ajuda de uma espátula, e leve ao forno por 30 minutos, mais ou menos – faça o teste do palito. Lembre-se: o palito não deve sair seco, como nos bolos comuns – uma migalhas úmidas são muito bem vindas.

Espere esfriar antes de comer. Vai bem sozinho, com café, com sorvete ou com leite gelado.


.

8 comentários:

Anônimo disse...

hmmmm

Quéroul disse...

eu curto um brownie. sempre acho fáci de fazer, dificilmente dá errado, e é uma bomba calórica bem vinda pra momentos de... bom, pra todos os momentos. essa coisa de que é só pra momentos especiais, ou de tpm, desespero e gordice é uma falácia.

comida gorda é sempre boa. (apesar que eu SEMPRE diminuo as gorduras; sem dó, altero a quantia de manteiga mesmo, e nunca comprometeu, hein...).

Judy disse...

Que tentação... adoramos brownie e eu, pessoalmente, prefiro quando ele fica mais sequinho, portanto acertando ou errando ele termina rapidinho.

boa semana,

Karen disse...

Andressa, faço coro! rs

Quéroul, eu também diminuo a gordura, mas depois fico achando que faltou algo...

Judy, depois de fazer este brownie, decidi que não quero mais a massa mais seca. :)

Edna Sugiuchi disse...

Ah!!!! Eu fiz essa receita e deu super certo!!! Estava procurando uma fácil e deliciosa mesmo... Obrigada!!!! Mil bjs...

Karen disse...

Edna, a receita é mesmo muito boa! Temos que agradecer à Letícia! rs

Letrícia disse...

Oi, Karen! Que bom que você gostou! Essa receita é ótima - a relação sabor/trabalheira é das melhores :-)

E concordo com você - depois que provei brownies 'fudgy', nunca mais consegui voltar para os mais sequinhos.

Beijão!

Karen disse...

Letícia, ainda não acredito que levei tanto tempo para descobrir o lado "fudgy" dos brownies!