3.1.12

Torta de banana rápida


Fiz esta torta duas vezes, na primeira vez, esqueci de cobri-la com as claras em neve e quando a retirei forno, olhei para o refratário e a torta parecia um crumble, só que a farinha continuava visível por cima das bananas. Aí lembrei das claras. Tive que comer as bananas soprando o excesso de farinha. (Nada estranho para alguém que já fez uma torta de limão sem limão. Fiz a massa, cobri com o creme, o merengue, coloquei no forno e, depois de uns vinte minutos, olhei para a pia e vi os dois limões olhando para mim).

Na segunda vez, fiz tudo como mandava o figurino. Ou quase, pois substituí parte da farinha por flocos de aveia. Uma quantidade pequena, mas o suficiente para dar uma certa resistência de que gosto na hora de mastigar. Conhecia a receita como torta de preguiçosa, pois ela é bem fácil de fazer, não é necessário preparar uma massa, só empilhar os ingredientes. A mistura de farinha acaba se combinando com o líquido da banana e forma uma massinha enquanto assa.

Minhas bananas eram pequenas e foram fatiadas apenas uma vez ao meio no sentido do comprimento. Usei uma quantidade bem menor da mistura de farinha, dei apenas um polvilhada leve entre as camadas.

Definitivamente gosto de receitas de piquenique.



Torta de banana rápida

1 dúzia de bananas
10 colheres (sopa) de açúcar
10 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento químico em pó
canela em pó para polvinhar
manteiga
2 claras de ovos


Numa tigela, misture a farinha, o açúcar e o fermento. Corte as bananas no sentido do comprimento, fazendo três ou quatro fatias. Numa forma de cerâmica (ou pirex de vidro) untada, faça uma camada de bananas, polvinhando com a mistura de farinha/açúcar/fermento. Em seguida, polvilhe também canela e espalhe pequenas (cerca de meia colher de chá) lascas de manteiga pela camada. Faça outra camada de bananas e o mesmo procedimento.

Quando a forma estiver completa, bata as claras em neve com 1 c sopa de açúcar, para fazer um quase-suspiro - e espalhe, delicadamente, por cima das bananas. Leve ao forno por 20 a 30 minutos ou até dourar. Fica mais gostosa ainda gelada.

.

7 comentários:

Quéroul disse...

tá bonito aqui, hein?

bonita torta, eu tô querendo receitas fáceis com banana, já fiz algo assim, mas sem as claras, fica bom.

torta de limão sem limão também é bom. ;)

como tá o ano novo? <3

Danni e Lype disse...

Gostei da sua Torta de Banana, Karen...
Adoro receitas assim... rápidas e saborosas...
Beijos, Irene

Karen disse...

Quéroul, tudo bem por aqui. Passei o ano novo lendo manuais e procurando tutoriais para aprender truques novos. Foi produtivo.

torta de limão sem limão ainda é gostosa, mas vira torta de ovos...


Irene, eu também!

Carla Flórido disse...

auhauhauhauhauhauahuah... rindo muito aqui.. primeiro visualizando vc assoprando a farinha da torta... depois os 2 limões "te olhando"...putz, parece até eu!
Uma vez fiz um quibe cru e achei que estava muito 'molengo"... pedi p minha irmã experimentar e me dizer o que havia de errado e ela perguntou: Qual era a sua intenção? E respondi: quibe cru! e ela: e cadê o trigo?!?! ahahahahahahhaah...
Espia, adoro seu blog, está na minha lista de favoritos!

Karen disse...

Carla, pois é, essas coisas acontecem (com mais frequência com algumas pessoas)! rs

Obrigada pela visita!

clara tajes disse...

karen, quando minha mãe se casou, na década de 1960, a torta rápida de bananas devia estar na moda, pois, quando ela faleceu, eu a encontrei em todos os seus velhos cadernos de receitas, datados da época em que preparava seu enxoval, com pequenas variações nas quantidades dos ingredientes e todas as frutas que você puder imaginar: além da banana, maçã, abacaxi, compota de pêssego... assim, a torta preguiçosa, como é chamada em todas as suas versões, passou a fazer parte do dia a dia de minha própria casa (também adoro comida de piquenique). costumo fazê-la utilizando 2 ovos batidos inteiros na cobertura, mas às vezes (principalmente quando uso bananas) utilizo 3 gemas batidas com açúcar. e no último natal eu a preparei com cerejas frescas descaroçadas... wooowww!... menina, descobri que o céu é o limite para a velha torta preguiçosa!...
adorei saber dos teus esquecimentos, pois sempre é bom vermos que existem outras pessoas iguais a nós mesmas!
um beijo,
clara tajes

Karen disse...

Clara, também lembro de ter visto a mesma receita preparada com outras frutas, preciso experimentar as outras versões! Boa ideia essa de usar ovos inteiros, não gosto de separar as claras das gemas, elas acabam sendo esquecidas na geladeira. (Junto com outras coisas, como pode imaginar).

Cerejas. Hum, deve ter ficado mesmo bom! Faz pensar em um clafoutis.

Ainda bem que ninguém me vê no dia a dia... rs