28.6.12

Pão de iogurte, cenoura e aveia


O. gosta de um pão industrializado com esses mesmos ingredientes e resolvi fazer a minha própria versão. Achei que ela ficou muito boa, amassei na máquina de pão, mas acho que é possível prepará-la à mão com algumas adaptações na hora de misturar os ingredientes. Se quiser um repeteco agora, terei mesmo que usar o muque, pois a minha panificadora pifou. Ela já andava estranha, deixava programada para amassar e ela não fazia a pausa. Ontem, tudo começou bem, mas depois de algum tempo o motor parou de girar. Foi-se a panificadora, ficou o pão. Depois verei se vale a pena consertá-la. 



Pão de iogurte, cenoura e aveia

1 ovo
1 cenoura média em pedaços (cerca de 130g)
50 ml de óleo
1 copo de iogurte natural (190 ml)
1/2 x de aveia em flocos
1 c sopa de açúcar
1 c chá de sal
1x de farinha integral
2 1/2 x de farinha
5 g de fermento biológico instantâneo seco

Bater o ovo, a cenoura, o óleo e o iogurte no liquidificador. Colocar essa mistura na cuba da panificadora e juntar os demais ingredientes na ordem em que estão listados. Colocar no ciclo "amassar". Ao final, moldar o pão no formato desejado, colocar sobre uma forma enfarinhada e deixar dobrar de volume antes de assar.

Rende um pão grande.

16 comentários:

Akemi disse...

Estava mesmo procurando uma nova receita de pão pra fazer hoje! Vou comprar iogurte depois do almoço e fazer! Que pena a panificadora ter pifado, parece que vc comentou que comprou outro dia... enfim, hj em dia parece que tudo é produzido para quebrar mesmo. :(

Karen disse...

Akemi, a panificadora foi comprada em 05/2006, seis anos! Parece que foi ontem, não é mesmo? Bem que poderia ter durado mais tempo...

Espero que goste do pão, vou precisar de mais receitas feitas à mão agora! rs

Akemi disse...

Não é tão ontem assim! rss
A massa tá descansando agora!

Inessa disse...

Tava pensando em comprar uma dessas máquinas de pão, será que vale a pena? Me falaram que não é a mesma coisa assado em forno...este seu ficou bonito, foi na maquina?

Karen disse...

Akemi, assim mesmo, as coisas poderiam durar a vida inteira, né? Eletrodomésticos pifam muito rápido!
Estou na expectativa, aguardo o seu pão! rs

Inessa, eu não gosto, ou melhor, gostava de assar o pão na máquina, achava que não crescia tanto e o formato quadradão não era muito interessante. Sempre usava a função "amassar" para poupar o muque, moldava a massa no formato que quisesse, deixava crescer na forma e assava no forno, como fiz nesse último caso.

Isadora disse...

adoro fazer pão em casa e o seu parece incrivel, muito gostoso!

http://deliciasdaisa.blogspot.com.br/

Karen disse...

Isadora, pão caseiro é sempre diferente! Tenho minha preguiça, mas sempre vale a pena!

Judy disse...

Que delícia Karen!
Gostei de saber sua opinião sobre as panificadoras... andei com vontade de ter uma mas não sei se vale o investimento.

Karen disse...

Judy, ela simplifica o processo, isso eu admito. Mas também sei que não é essencial.

Ameixinha disse...

Que pão lindo, vou guardar a receita pra fazer :) A minha primeira panificadora também pifou mas não compensava arranjar, comprei uma o ano passado muito mais barata que a primeira :)

Karen disse...

Ameixinha, o preço das panificadoras baixou mesmo! Ainda assim vou tentar fazer os pães sem ela antes de pensar em comprar outra.

Thalita Ribeiro disse...

olà. estava procurando uma receita de pão de iogurte e acabei vindo parar no seu blog. Muito lindo o pão, parabéns! Mas tenho uma dúvida: quais as adaptações na hora de misturar os ingredientes a que vc se refere, no caso de todo processo ser feito à mão? É errado misturar todos os secos os liquidos batidos, na ordem acima? Obrigada!

Karen disse...

Oi, Thalita! Geralmente faço uma "esponja" misturando um pouco de água morna (como esta receita não pede, usaria 1/3 xícara e reduziria a quantidade de algum líquido), o fermento e o açúcar (quando a receita pede). Deixo o fermento ser ativado (formar uma espuma por cima do líquido) e então junto os demais ingredientes.

Costumo fazer pães assim, começando pela esponja. Não sei dizer se há algum problema em preparar a massa seguindo a ordem acima... Imagino que não, mas nunca fiz assim. Espero ter ajudado. Abraço!

Renata B. disse...

Oi Karen, sobre a esponja, eu antigamente fazia quando usava fermento biológico fresco, pois a esponja é a "comida" para a fermentação ser ativada.
Como uso o fermento biológico seco, não tem essa necessidade de fazer a esponja.
O fermento começa a fazer efeito a partir do momento em que vc adiciona oa líquidos e sova a massa.

Renata B. disse...

Oi Karen, sobre a esponja, eu antigamente fazia quando usava fermento biológico fresco, pois a esponja é a "comida" para a fermentação ser ativada.
Como uso o fermento biológico seco, não tem essa necessidade de fazer a esponja.
O fermento começa a fazer efeito a partir do momento em que vc adiciona oa líquidos e sova a massa.

Karen disse...

Oi, Renata! Obrigada pela dica!