11.12.12

Biscottis com frutas secas


Gosto de preparar receitas de biscottis nesta época do ano. Elas geralmente rendem bem e são fáceis de fazer. Desta vez, experimentei a receita da BBC Food, achei que os biscottis ficaram mais duros do que os das versões que já publiquei aqui no blog antes, mas biscottis são biscoitos bem durinhos mesmo, feitos para durar muito. Talvez diminuir o segundo tempo de forno melhore esse quesito, mas ficaram bons. Usei os cranberries secos que encontrei no super no lugar das cerejas secas e apenas amêndoas, sem pistaches.



Biscottis com frutas secas

350g de farinha, mais um pouco para polvilhar
2 c chá de fermento em pó
2 c chá de mixed spices (usei um mistura de canela, cravo e noz moscada)
250g de açúcar (usei o orgânico)
3 ovos batidos
raspas da casca de 1 laranja
85g passas
85g cerejas secas (substituí por cranberries)
50g amêndoas inteiras
50g pistaches sem a casca


Preaqueça o forno à 180C. Forre duas formas com papel manteiga ou alumínio. 

Coloque a farinha, o fermento, o mixed spices e o açúcar em um recipiente grande. Adicione os ovos e as raspas de laranja, mexa até que a mistura comece a formar grumos, continue mexendo com as mãos até formar uma massa coesa, ela parece seca no começo, mas continue a trabalhá-la até que não haja mais farinha visível. Adicione as frutas secas e misture um pouco mais para distribui-las.

Coloque a massa sobre uma superfície ligeiramente enfarinhada e divida em 4 partes. Forme "troncos" com cerca 30 cm cada. Coloque dois deles sobre cada forma deixando um espaço entre eles. Asse por cerca de 25-30 min, até que a massa cresça e esteja firme ao toque, ainda sem tomar cor. Retire do forno e deixe esfriar por alguns minutos até atingir uma temperatura que permita o manuseio. Abaixe a temperatura do forno para 140C.

Com uma faca, corte cada um dos "troncos" em fatias com cerca de 1 cm de espessura na diagonal. Distribua os biscottis com o corte voltado para baixo sobre as formas. Asse por mais 15 minutos, vire e asse mais 15 minutos para secarem e dourarem. Deixe esfriar e conserve em um recipiente fechado por até um mês. 


6 comentários:

Danni e Lype disse...

Querida Karen,
Nunca fiz biscottis... Mas, fiquei com vontade de experimentar uma das suas receitas...Excelente sugestão para presentear no Natal... Obrigada por compartilhar.
Grande beijo, Irene

Yolanda disse...

Amiga Karen, uma ótima sugestão para a época, agora é só caprichar na embalagem. Bjs.

Danni e Lype disse...

Querida Karen,
Hoje é 12/12/2012 e é uma data muito ESPECIAL carregada de energias boas conforme a numerologia (a soma dos números é 11). Nesse dia quero te desejar muitas energias positivas para você e para toda sua família.
Tudo de bom, amiga!!!
Grande beijo e fica com Deus, Irene

Karen disse...

Yolanda, isso mesmo! rs

Obrigada, Irene!

Quéroul disse...

tá clean o bloguinho, né? percebi agora a mudança de cabeçalho enquanto fuçava em seus arquivos. :)

biscotti são bãos, né? ainda hei de fazer. ;)

Karen disse...

Quéroul, fiquei sem espaço para fotos e fiz uma limpa no picasa, acabei apagando o arquivo do cabeçalho no processo, me deu preguiça de fazer um novo. rs