11.3.13

Frango à caçadora


Inspirada na receita do blog da Elise. Prato rústico, suculento, muito bom. Usei sobrecoxas sem pele, mas você pode usar um frango inteiro em pedaços.



Frango à caçadora

Um frango de cerca de 2 kg cortado em pedaços e livre de excessos de gordura
sal a gosto
2 c sopa de azeite
1 cebola média fatiada
1 pimentão vermelho ou verde em fatias (não usei)
80g de cogumelos fatiados/picados (usei shimeji)
2 dentes de alho fatiados
1/3 x de vinho branco, tinto ou rosé
2 1/2 a 3 x de tomates sem pele picados
pimenta do reino a gosto
1 c chá de tomilho seco (ou ervas finas/de provence)
1 c chá de orégano


Seque os pedaços de frango com papel toalha, tempere com sal. Aqueça o azeite em uma panela à temperatura média e coloque os pedaços de frango com a pele voltada para baixo, deixe dourar, vire e doure do outro lado. Retire e repita o procedimento até terminar com todos os pedaços. Reserve.

Descarte o excesso de gordura da panela conservando cerca de 2 c sopa, caso não haja gordura suficiente, adicione um pouco de azeite. Adicione a cebola, o pimentão e o cogumelo à panela. Aumente a temperatura e refogue tudo, mexendo, até que a cebola fique translúcida. Junte o alho e refogue um pouco mais. Adicione o vinho e esfregue o fundo da panela com a espátula para remover os pedaços de frango que eventualmente tenham ficado grudados. Cozinhe até que o vinho se reduza à metade e adicione os tomates. Tempere com pimenta, tomilho, orégano e sal. Prove e corrija caso necessário. Adicione os pedaços de frango com a pele voltada para cima. Baixe a temperatura, tampe e deixe cozinhar até que a carne fique macia, cerca de 30-40 minutos. Mexa de vez em quando e adicione um pouco de água caso necessário.



Um comentário:

Unknown disse...

Adoro! O seu ficou divinal!

Beijinhos;

Aurea Sá