9.4.13

Bacalhau divino


Bacalhau da Páscoa. Nem sei quantas receitas com esse ingrediente já testei. Até tento fugir da combinação purê, bacalhau e creme de leite, mas é difícil. Esta leva leite de coco e achei muito boa. Fiz metade.

Daqui.  




Bacalhau divino

1 kg de bacalhau
1 pimentão vermelho picado
1 pimentão verde picado
1 cebola
3 tomates picados maduros (não precisa tirar pele nem semente)
2 dentes de alho
1 xícara de azeitona preta sem caroço picada
Orégano a gosto

Purê de batatas:
1 kg de batatas cozidas e espremidas
2 colheres de sopa de manteiga
1/2 xícara de leite
Sal a gosto

Creme:
1 xícara de catupiry
1 lata de creme de leite sem soro
1 vidro de leite de coco de 200 ml 


Primeiro faça o purê de batatas. Esprema as batatas, acrescente a manteiga e o leite com as batatas ainda bem quentes, é só mexer bem e acrescentar sal a gosto. Coloque esse purê num refratário alto e arrrume como se fosse a massa de uma torta.

Faça o refogado com o bacalhau já dessalgado (deixar de molho na véspera e trocar no mínimo 5 vezes a água). Coloque para dar uma breve fervura, 5 minutos em água já fervente. (Sobre o processo de cozimento do bacalhau, leia as observações nos comentários abaixo, eu não o deixo ferver, apenas coloco as postas em água fervente, desligo e deixo tampado por algum tempo). Depois desfie o bacalhau em lascas. Coloque bastante azeite numa panela e frite a cebola e o alho. Junte os pimentões, o tomate e deixe apurar por uns 10 minutos.Adicione as azeitonas e o bacalhau e cozinhe 10 minutos sem deixar secar muito, (caso seque, coloque um pouquinho de água quente). Tempere com orégano e sal caso necessário.

Distribua esse refogado de bacalhau sobre o purê de batatas.

Creme:
Bata todos os ingredientes no liquidificador e despeje sobre o bacalhau. Leve ao forno previamente aquecido (bem quente) e deixe gratinar. Sirva com arroz branco e uma salada de folhas.

5 comentários:

Valentina disse...

Vou até mandar o link para o meu irmão. Vou querer fazer quando for ao Brasil em junho. A aparência esta bonita, com este dourado. E gostei dos ingredientes. Tenho sempre saudade do bacalhau que fazemos na casa da minha mãe. Meu irmão faz sempre algo novo.

Karen disse...

A receita é boa, o leite de coco dá um sabor diferente.Comemos muito bacalhau por aqui e estou sempre testanto receitas.

Anônimo disse...

A receita parece muito apetitosa!
Há somente uma coisa que eu não faria do mm. modo:
O bacalhau não pode ferver cinco minutos pq. fica seco.O bacalhau deve ser colocado em água fria, vai ao lume e quando a água começar a fazer bolhas nas bordas da panela observa-se o bacalhau e começa a retirar as postas que estiverem a lascar, as postas que não estiverem a lascar podem ficar mais um pouco com o lume desligado.
È tudo uma questão de ter cuidado para o bacalhau ficar o mais húmido possível!
Não sei se me expliquei bem!

Karen disse...

Anônimo, entendi sim, eu também não faço dessa forma, mas acabei colocando a receita como estava no site onde a encontrei. Na verdade, eu deixo a água ferver, coloco as postas, desligo o fogo e deixo na panela tampada por algum tempo.

Tertúlia da Susy disse...

Deve ficar mesmo divinal, adorei os ingredientes.
Bom fim de semana
Kiss, Susana
Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/06/3-edicao-do-projeto-escolha-do.html