8.3.06

Pudim de pão com maçãs


Deliciosa receita de pudim de pão do All Recipes! Os pudins de pão americano e inglês são diferentes do pudim de pão brasileiro, neles, o pão geralmente é coberto por uma mistura de ovos e açúcar, como se fosse uma rabanada levada ao forno, o nosso geralmente é batido no liquidificador com leite condensado, coco raladao, etc. Gosto das duas versões, mas esta aqui me surpreendeu, o pudim é muito aromático e os pedaços de maçãs dão um toque especial à receita, quando ele está morno, os pedacinhos de pão da parte de cima ainda estão crocantes... enfim, muito bom! Eu dispensei o molho de baunilha, mas tenho certeza de que vale a a pena experimentá-lo.

Pudim de pão com maçãs

4 x. de pão de forma ou pão doce em cubos (usei pão preto)
¼ x. de passas
2 x. de maçãs descascadas e picadas (adicione mais se quiser)
1 x. de açúcar mascavo ou demerara (usei ¾ x.)
1 ¾ x. leite
¼ x. manteiga (usei 1 c. sopa)
1 c. chá de canela
½ c. chá de essência de baunilha
2 ovos batidos

Molho de baunilha
¼ x. açúcar refinado
¼ x. açúcar mascavo
½ x. leite
½ x. manteiga
1 c. chá de essência de baunilha
Preaqueça o forno à 180C. Unte uma forma ou pirex com manteiga.
Misture o pão, as passas e as maçãs em uma vasilha. Coloque na forma.
Leve 1 x. de açúcar mascavo, 1 ¾ x. leite e ¼ x. manteiga ao fogo e mexa bem até que a manteiga derreta. Despeje sobre os pães.
Misture a canela, ½ c. chá de essência de baunilha e os ovos e despeje sobre a mistura de pães. Asse por 40-50 min, ou até que o meio fique firme e as maçãs macias.
Enquanto o pudim assa, prepare o molho: misture o açúcar refinado e o mascavo, ½ x. leite e a manteiga e leve ao fogo em uma panela. Deixe ferver, retire do fogo e adicione 1 c. chá de baunilha. Sirva sobre o pudim.

******************************

The recipe in English is here. It is delicious and worth a try.

13 comentários:

Elvira disse...

Imagino que deve ser bem bom, deve!

Anônimo disse...

Oi Amiga!! TO de passagem, como sempre, com uma duvida e um post meio sketchy..Nao que nao queira comentar os outros, mas ainda tenho trampo pra fazer, mas nesse caso nao resistih..Seguinte:

ADORO pudim de pao, o que minha tia fazia, por ex ( no Brasil, mas ela faz a olho..enfim..Muito bom, ficava sequinho, mas umido ao mesmo tempo ( faz sentido??tipo, nao eh pedra..)..bom mesmo..MASSSSSSS..o KC ODEIA pudim de pao ( acho que soh tentou os americanos)..well.eu sou meio enjoada pra coisas cremosas..O fato eh que sempre jogamos fora as caskinhas dos paes ( de forma - as mais diversas - pao de batata, wheat, 7 grains , etc)..Eu queria aproveitar com uma receita brasileira, mas que ficasse boa com as caskinhas (os "ends", de preferencia misturados) dos paes de forma acima citados..UFA!!

Nao kis complicar, nem escrever um livro, mas o probs eh esse..hehehe..Eu quero usar as caskas e fazer um doce bom que o KC e os kids comam tb..que nao seja "gosmento"( desculpaaaaa pela palvra no blog..argh!!)

Bjssssss..e tks por me ler:)))

Bri

Karen disse...

Brisa, eu não tenho uma receita de pudim de pão desse tipo testada. Minha mãe também faz a olho, só sei que ela deixa os pães inteiros de molho em um pouco de leite e bate no liquidificador com leite condensado, ovos e coco ralado ou leite de coco e leva para assar na forma com caramelo em banho-maria, fica igual a um pudim comum, mas ele é mais firme. Precisaria procurar uma receita com todas as medidas. Se quiser dou uma pesquisada.

Akemi disse...

Vou testar esse final de semana, parece muito bom mesmo!

Karen disse...

Akemi, eu gostei bastante, mas nem todo mundo gosta deste tipo de pudim de pão (como o marido da Brisa, rss).

Anônimo disse...

Fantástico, Karen, principalmente porque vc fez com pão preto, que eu amo. É muito saboroso, no pudim, então, deve ficar supimpa. Esta receita é meio parecida com aquela da Nigella, não? Beijos.

CélineCook disse...

Nao entendo la receita....mais ça a l'air bon!!

Karen disse...

Lara, eu já fiz a receita da Nigella, ela faz "sanduíches" com pão e geléia que são cobertos com a mistura de ovos, leite e açúcar e manteiga, não é? Era boa, mas gostei mais desta.

Cèline, tu peux trouver la recette en anglais en cliquant sur le link.

Anônimo disse...

Bom dia Karen !
Ca veut dire quoi "x" dans ta liste d'ingrédients ?
Par exemple :
1/4 "x" de raisins secs
La Zaza

Karen disse...

Olá Zaza!
"x" = xícara = tasse (à thé)
Bisous!

Anônimo disse...

karen, querida, obrigada pela boa vontade, mas nao posso te pedir pra peskisar..masssss...se voce por acaso fizer uma que der certo, aih sim, pode me passar, please??

O que minha tia fazia levava macas e uva passa, e eu to pensando seriamente em tentar essa akih (do teu blog)..assim que tiver mais caskinha sobrando:))

Thanksssssss e um beijo!!

Karen disse...

Brisa, se testar uma outra receita eu coloco aqui.
Beijos!

Valentina disse...

Adoro bread pudding. E simples, e sempre se coloca passas por aqui.Existem muitas variações.