8.4.06

Makhouda de berinjelas (ou frittata tunisiana de berinjelas)

Nome estranho, não é mesmo? Não sei qual a tradução, mas é uma ótima receita com a qual me deparei no blog "The Flying Apple" que, por sua vez, a tinha encontrado no "The traveler's Lunchbox". Se você for um amante de berinjelas, irá adorar esta fritatta, não tinha água de rosas e harissa, um tipo de conserva de pimenta, (usei um pouco de pimenta calabresa no lugar), mas estou disposta a procurar esses ingredientes em São Paulo. Fiz metade.


Makhouda de berinjelas (ou frittata tunisiana de berinjelas)

Notas: Sirva como acompanhamento de tagines ou como prato principal com uma salada verde. Os tunisianos também fatiam a frittata e fazem sanduíches. 

1 berinjela grande
sal para polvilhar a berinjela
1/4 x. azeite
1 cebola média bem picadinha
1 pimentão vermelho sem sementes picado
8 ovos grandes
um punhado de salsinha picada ou coentro (ou uma mistura dos dois)
4 dentes de alho picados
225g de gruy
ère em cubos
1/2 x farinha de rosca
1 c. chá de bharat (um tempero tunisiano, pode ser substituído por uma mistura feita com: 1/2 c. chá de pimenta do reino, 1/4 c. chá de canela em pó e 1/2 c. chá de água de rosas)
3/4 c. chá de sal

harissa (pasta de pimenta norte africana) or pimenta calabresa ou de caiena (opcional)
pedaços de limão para a guarnição 

Descasque e corte a berinjela em cubos. Polvilhe com um pouco de sal e coloque tudo em uma peneira para escorrer por cerca de 20 minutos. Use papel absorvente para enxugar o excesso de liquido.

Preaqueça o forno à 200C. Aqueça o azeite em uma panela em fogo médio e refogue a berinjela, a cebola e o pimentão, mexa de vez em quando até que os legumes fiquem dourados e macios, cerca de 20-25 minutos. Transfira a mistura para uma peneira para que escorrer o máximo possível de óleo.

Em uma tigela, misture os ovos, as ervas, o alho, o queijo e a farinha de rosca. Adicione a mistura de berinjela. Tempere com o bharat, sal e a harissa ou pimenta de caiena (ou pimenta calabresa). 

Unte um pirex ou forma de suflê (capacidade para 500ml) com óleo. Coloque a mistura de ovos e asse até que fique dourado e cresça, cerca de 40-45 minutos (uma faca inserida no centro deve sair limpa). Deixe esfriar por 10 minutos antes de desenformar (você também pode deixá-lo no pirex). Corte em pedaços ou quadrados e sirva quente ou à temperatura ambiente junto com pedaços de limão.



************************************

Nice dish, very different from any frittata I've tasted. If you love eggplant like I do, you'll enjoy it. Recipe found on the "The Flying Apple", from the "The traveler's Lunchbox" blog. I've not used rosewater and harissa, buy I'm certainly going to buy these ingredients.



4 comentários:

Valentina disse...

Querida Karen, amo berinjelas. Adoro harissa tambem. Voce vai achá-lo em lojas de ingredientes do oriente medio. Tipo marrocos ou egito( 'e oriente medio,não?)Meu portugues esta fraco e estou ficando burrinha também. Bom, voltando a harissa, voce tambem pode faze-la em casa.Otima escolha de receita.

Karen disse...

Vou procurar a harissa, tenho a receita, se não achar à venda eu posso tentar prepará-la... Acho que esses países não fazem parte do oriente médio, mas você escreveu a palavra certo. :-) (Você anda muito preocupada em ter esquecido o português!)

Laranjinha disse...

Tem muito bom aspecto. Parece óptima.

Elvira disse...

Parece muito bom mesmo!