20.5.07

Bolo de grão de bico

Depois do bolo de pepino, o bolo de grão de bico da Reinefeuille! Gostei bastante dele, fiquei com medo de que a textura ficasse muito pesada, mas isso não aconteceu. Ele é bem gostoso, o sabor lembra um pouco aqueles doces de feijão japoneses (de que nem todo mundo gosta).

Bolo de grão de bico

 
300 g de grãos de bico cozidos
125 ml de leite
80 g de açúcar
3 ovos grandes (separar gemas das claras)
1 pitada de sal
1/2 c café de extrato de baunilha
1 c café de rum (coloquei mais!)
frutas para acompanhar

Preaquecer o forno à 180°C. Untar uma forma de bolo inglês e forrar com um pedaço de papel manteiga para evitar que o bolo grude (eu sou uma prova de que isso é essencial!)
Bater no liquificador o leite, o açúcar, o grão de bico, as gemas, sal, baunilha, rum e, se desejar, canela em pó.
Bater as claras em neve firme e misturar ao resto da massa delicadamente. Colocar a massa na forma e assar por 40min.
Deixar o bolo esfriar por 10min e desenformar com cuidado. Deixar esfriar à temperatura ambiente, cobrir o bolo e colocar no refrigerador por várias horas ou por uma noite. Servir com frutas frescas.

18.5.07

Bolinhos de abobrinha

Receita da Lídia Lopes da Cozinha Turca, bolinhos muito simples e refrescantes! Sei que a Valentina também gosta muito deles, pois já vi uma versão da receita por lá .

Bolinhos de abobrinha

3 abobrinhas
1 cebola
1 copo de farinha
3 ovos
1 colher de sopa de manjerona ou orégano frescos picados (eu não usei)
1 colher de sopa de manjericão fresco picado
sal e pimenta do reino


Para o molho de iogurte:

1 colher de sopa de salsa fresca picada
2 copos de iogurte
1 pepino
1 dente de alho
2 colheres de chá de sumo de limão
1 colher de sopa de hortelã fresca picada


Prepare os bolinhos: Raspe a abobrinha e a cebola. Coloque num recipiente a farinha, os ovos batidos, a cebola, as ervas, o manjericão, o sal e a pimenta e mexa muito bem. Coloque óleo numa frigideira e deixe aquecer. Disponha na frigideira 3 colheres de sopa da mistura para cada bolinho e frite até ganharem um pouco de cor de ambos os lados. Coloque-os sobre uma toalha de papel de cozinha para perderem o excesso de óleo.

Prepare o molho de iogurte: Coloque num recipiente o pepino raspado, o alho picado, a hortelã, o suco de limão e o iogurte. Misture todos os ingredientes.
Este molho é para ser servido como acompanhamento e não sobre os bolinhos. Cada pessoa coloca no prato a quantidade de molho pretendida e vai intercalando os sabores.




11.5.07

Bolo de figo fresco

Não estava esperando muito desta receita, queria mesmo era dar cabo de uma caixa de figos que estava em seus estertores, mas sabem que o bolo ficou muuuito bom? Acho que morninho com uma bola de sorvete, deve dar uma bela sobremesa.
Piquei os figos em pedaços grandes e misturei à massa. Receita do site francês Marmiton.

Bolo de figos frescos

125 g de farinha
1 pitada de sal
100 g de açúcar mascavo
1 c chá de fermento em pó
2 ovos
25 g de azeite (eu medi na balança)
50 g de leite (idem)
canela a gosto
500 g de figos frescos

Preaquecer o forno à 200C.
Misturar todos os ingredientes, menos os figos.
Untar e enfarinhar uma forma de 24 cm de diâmetro.
Colocar a massa na forma. (Parece que há pouca massa, mas ela cresce)
Corte os figos ao meio, ou em quatro, dependendo de seu tamanho, e colocar sobre a massa com a pele voltada para cima (eu piquei grosseiramente os figos e misturei com a massa).
Assar por cerca de 30 minutos. Se desejar, polvilhar com açúcar.


10.5.07

Pão integral com sementes de gergelim e girassol

Esta receita de pão publicada no Culinary in the Country pelo Joe é maravilhosa!!! Fiquei apaixonada por seu gostinho de gergelim. Eu me esqueci de tostar as sementes antes de prepapar a massa e, por uma confusão com as embalagens (dããã), acabei colocando farinha de trigo integral no lugar da farinha de centeio. Também usei a máquina de pão para amassar, se fizer o mesmo, coloque os ingredientes na ordem indicada pelo fabricante (líquidos, farinhas, fermento por último) e bote para funcionar, espere o ciclo terminar e molde os pães, como sempre, fiz pequenos para congelar.

Pão integral com sementes de gergelim e girassol

 
1/2 x de sementes de girassol descascadas
1/2 x de sementes de gergelim
4 c sopa de manteiga em cortada cubinhos
1 1/4 x leite morno
2 c chá de óleo de gergelim
1/2 x de farinha de trigo integral
1/2 x de aveia em flocos
1/4 x de fubá
1/4 x de farinha de centeio (foi aqui que me confundi e coloquei farinha integral outra vez!)
2 x de farinha
1/4 x açúcar mascavo
2 1/4 c chá de fermento biológico instantâneo seco
1 1/4 c chá de sal

(Como usei a máquina e me esqueci de tostar as sementes, não segui as instruções abaixo)

Preaqueça o forno à 180C.
Coloque as sementes de girassol e gergelim em uma assadeira grande e asse até que o gergelim comece a ficar corado, cerca de 10 minutos. Retire do forno e deixe esfriar.

Na batedeira, com o batedor para pão, misture a manteiga, leite, óleo, farinha de trigo integral, aveia, fubá, farinha de centeio, farinha, açúcar, fermento e sementes tostadas até que a massa fique homogênea. Cubra e deixe descansar por 45 minutos para que a farinha absorva os líquidos.

Coloque a massa em uma superfície enfarinhada, polvilhe o sal sobre ela e amasse até que fique macia e elástica. Coloque em uma grande tigela untada com óleo e deixe crescer até dobrar de tamanho.

Amasse para retirar o ar da massa e molde um tronco. Coloque em uma forma de bolo inglês grande untada com óleo. Cubra e deixe crescer até dobrar de tamanho. Preaqueça o forno à 180C pouco antes do final do crescimento da massa.

Asse até que o pão fique dourado, cerca de 45 a 50 minutos - Cubra com uma folha de papel alumínio após 20 min para evitar que as sementes da parte de cima se queimem. Retire do forno, espere 1 ou 2 minutos antes de desenformar e deixar esfriar completamente. Se quiser uma casca macia, pincele com manteiga derretida assim que retirar do forno.


7.5.07

Em busca do tempo perdido - No caminho de Swan


Talvez alguns livros realmente devam ser lidos em determinadas épocas de nossas vidas, ao menos para mim, esse foi o caso com Em Busca do Tempo Perdido, de Marcel Proust, obra que narra as memórias do autor desde sua infância, composta de sete volumes. Todo mundo falava tanto desse autor francês, sempre lia elogios à sua obra e, no entanto, quando peguei o primeiro volume, "No caminho de Swan", e o li, achei tão enfadonho! Parei no começo do segundo volume, "À sombra das raparigas em flor", e o esqueci por completo. Há alguns anos atrás, resolvi fazer um curso de literatura em uma escola de francês apenas para melhorar o vocabulário e manter contato com a língua, a obra a ser lida era "Sodoma e Gomorra", se não me engano, o quarto volume de Em Busca do Tempo Perdido. Daquela vez, fui conquistada por Proust e li todos os volumes, um atrás do outro! Ah, as descrições de Combray e Balbec, cidades nas quais o autor respectivamente passou sua infância e suas férias à beira-mar, são belíssimas! A riqueza de detalhes e composição dos personagens são invejáveis!

No caminho de Swan
, À Sombra das raparigas em flor e Sodoma e Gomorra são os volumes de que mais gosto, mas a obra toda é muito boa!

Terminei de reler o No caminho de Swan esta semana, este é finalzinho do livro:

"Os lugares que conhecemos pertencem apenas ao mundo do espaço no qual os situamos por uma questão de comodidade. Eles não passavam de uma fatia ínfima entre as impressões contíguas que formavam nossa vida então, a lembrança de uma certa imagem é apenas o pesar de um certo instante; e as casas, as ruas, as avenidas, são fugitivas, hélas, como os anos."

*Há traduções muito boas para o português feitas por Carlos Drummond de Andrade e Mário Quintana!


4.5.07

Bombocado de fubá da mãe da Miki

Vi essa receita há tanto tempo no blog da Miki, mas só a fiz agora! Ela me faz lembrar da infância, pois sempre que havia alguma festinha na escola, alguém levava esse bolo/bombocado. Na verdade o meu ficou parecendo um bolo-pudim de fubá, a parte mais mole até formou uma calda! Eu coloquei uma xícara de açúcar a menos, será que foi isso? (Ou terá sido o leite feito com leite em pó? Sabem como é, moro longe do supermercado... Talvez deva ser mais disciplinada na cozinha). De qualquer forma, ficou bom!
Assei em uma forma com furo no meio grande.

Bombocado de fubá da mãe da Miki

 
3 ovos
2 xícaras (chá) de açúcar
1 1/2 xícaras (chá) de fubá
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de manteiga derretida no leite
1 colher (sopa) de fermento em pó
4 colheres (sopa) de queijo ralado (50g)
4 xícaras (chá) de leite

Bata no liquidificador os ovos por uns 5 minutos. Acrescente o açúcar aos poucos.
Misture fubá, farinha, queijo ralado. Reserve.
Adicione aos poucos e alternadamente a mistura de farinha e o leite. Por último, acrescente o fermento.
Desligue o liquidificador e verta a mistura (fica bem líquida) em uma fôrma untada e enfarinhada. Forno moderado. Espere esfriar completamente para desenformar.
A parte de baixo fica um bolo e, por cima, uma camada de creme.