Lentilhas são versáteis e saborosas, além de muito nutritivas. Basta cozinhá-las e usá-las como se fossem um ingrediente qualquer em saladas com os temperos que desejar.
Não usei medidas exatas, inspirei-me em outras receitas que vi na internet. Lavei e cozinhei cerca de 1 xícara de lentilhas até que elas ficassem macias sem que se desfizessem, escorri, passei por água fria, escorri outra vez e coloquei em um recipiente com 1/2 cebola roxa picada, um punhado de nozes picadas, um punhado de passas claras picadas, uma colher de sopa de alcaparras picadas e 2 c sopa de salsinha picada. Temperei generosamente com azeite, 1/2 c sopa de mel, 1 c sopa de vinagre balsâmico, 1 c chá de mostarda tipo dijon, sal e pimenta a gosto. No entanto, você pode ajustar as medidas do tempero de acordo com as quantidades de ingredientes usados e juntar as especiarias que quiser: canela, cominho, cravo, coentro, etc. A beleza desse tipo de salada é que cada um pode prepará-la do jeito que tiver vontade. É para ser algo prático e gostoso.
Gostei desta versão de salada de lentilha, há o adocidado das passas e do mel, o toque ácido do vinagre balsâmico e o crocante da cebola e das nozes.
5 comentários:
nunca comi lentilhas da para acreditar?
esta uma maravilha
beijinhos
Adoro saladas com lentilha, Karen. Delícia!
Moranguita, aqui em casa praticamente só eu como, e adoro!
Patricia, elas são ótimas para matar a fome, não é mesmo?
Karen,
parabéns pela foto!
Como se diz por aí: primeiro comemos com os olhos. E, diante da imagem da salada de lentilha, me deu uma vontade enorme de degustá-la.
Abraços
Valéria
Valéria, que bom que a foto abriu seu apetite! ;)
Postar um comentário