6.6.11

Salada de lentilhas, nozes e passas


Lentilhas são versáteis e saborosas, além de muito nutritivas. Basta cozinhá-las e usá-las como se fossem um ingrediente qualquer em saladas com os temperos que desejar.

Não usei medidas exatas, inspirei-me em outras receitas que vi na internet. Lavei e cozinhei cerca de 1 xícara de lentilhas até que elas ficassem macias sem que se desfizessem, escorri, passei por água fria, escorri outra vez e coloquei em um recipiente com 1/2 cebola roxa picada, um punhado de nozes picadas, um punhado de passas claras picadas, uma colher de sopa de alcaparras picadas e 2 c sopa de salsinha picada. Temperei generosamente com azeite, 1/2 c sopa de mel, 1 c sopa de vinagre balsâmico, 1 c chá de mostarda tipo dijon, sal e pimenta a gosto. No entanto, você pode ajustar as medidas do tempero de acordo com as quantidades de ingredientes usados e juntar as especiarias que quiser: canela, cominho, cravo, coentro, etc. A beleza desse tipo de salada é que cada um pode prepará-la do jeito que tiver vontade. É para ser algo prático e gostoso.

Gostei desta versão de salada de lentilha, há o adocidado das passas e do mel, o toque ácido do vinagre balsâmico e o crocante da cebola e das nozes.


5 comentários:

moranguita disse...

nunca comi lentilhas da para acreditar?
esta uma maravilha
beijinhos

Patricia Scarpin disse...

Adoro saladas com lentilha, Karen. Delícia!

Karen disse...

Moranguita, aqui em casa praticamente só eu como, e adoro!

Patricia, elas são ótimas para matar a fome, não é mesmo?

Valéria disse...

Karen,

parabéns pela foto!
Como se diz por aí: primeiro comemos com os olhos. E, diante da imagem da salada de lentilha, me deu uma vontade enorme de degustá-la.

Abraços
Valéria

Karen disse...

Valéria, que bom que a foto abriu seu apetite! ;)