1.7.11

Macarrão gratinado com couve-flor



Receita adaptada do 30-minute meals do Jamie Oliver. Não fiz anotações enquanto assistia o programa e não encontrei a receita no site, então, fiz minha própria versão baseada no que me lembrava. A ideia é começar cozinhando alguns buquês de couve-flor em água, juntar a quantidade de macarrão desejada, esmagar a couve-flor quando ela estiver macia, adicionar creme de leite, alho amassado, cheddar (ou outro queijo) ralado e temperar com sal e pimenta. Colocar essa mistura em um refratário antes que o macarrão fique molenga e polvilhar uma mistura feita com pão ralado/esfarelado, bacon crocante, sal, pimenta, azeite, parmesão e alecrim. Levar para gratinar e servir.

Antes de adicionar o creme de leite e demais ingredientes à panela com o macarrão e a couve-flor, veja se não há muita água, a ideia é que o macarrão termine de absorver o líquido no forno, mas é melhor que não haja água demais. Usei um macarrão parafuso integral e minha couve-flor foi com talo e tudo. Substitui o creme de leite por um resto de requeijão que estava vencendo na geladeira.

O Jamie deixou as fatias de bacon no forno até que elas ficassem crocantes e colocou-as no processador junto com fatias de pão amanhecido, azeite, alecrim e parmesão para fazer a farofa. Eu acabei picando o bacon em pedaços e fritanto um pouco em uma frigideira, depois juntei os demais ingredientes.

Fica muito bom.



4 comentários:

Chef Daniel Deywes disse...

Se é do Jamie é bom .... Gosto muito da culinária dele ... Obrigado por compartilhar conosco...

abraço
Daniel Deywes
http://feitonahora.blogspot.com

Karen disse...

Daniel, acho que ele faz uma grande sujeira na cozinha, mas também gosto do estilo de comida dele.

ameixa seca disse...

Há pouco tempo descobri que até gosto de couve-flor e assim esmagada e misturada aos restantes ingredientes agrada-me muito :)

moranguita disse...

VINDA DESSE GRANDE CHEFE SO PODE SER UMA MARAVILHA
BEIJINHOS