25.11.11

Mingau de arroz integral com passas


Arroz-doce sempre foi algo de que nunca gostei muito, era uma das poucas coisas que deixava passar na merenda escolar, e olha que eu raramente deixava algo passar, comia até mesmo aquelas sopas nas quais encontrava algum caruncho uma vez ou outra. Desde muito nova, sempre considerei carunchos fatos da vida. Eles eram afastados com a colher e ignorados.

Quanto ao arroz-doce, acho que o associo aos pratos salgados e nunca consegui aceitar a ideia de consumi-lo como uma sobremesa. Mas descobri que se os grãos não estiverem inteiros, minha aversão praticamente desaparece. Gosto de bolos com farinha de arroz e agora descobri que posso preparar minha própria versão de arroz-doce, ou mingau de arroz. E ela é bem simples. Adoro creminhos e mingaus são comfort food para mim. 

Adocei com duas colheres de sopa de açúcar demerara, ficou pouco doce e completei com um fio de mel na hora de comer. Se quiser, adoce menos ou nem adoce e use só mel.



Mingau de arroz integral com passas

1 x de arroz integral cozido (só em água, sem temperos)
2 x de leite
canela em pó a gosto
1-2 c sopa de açúcar demerara (ou adoce na hora de comer apenas com mel)
raspas de casca de limão a gosto (usei só a pontinha de uma colher)
1 punhado de passas 
mel a gosto

Bata o arroz com o leite, a canela e o açúcar no liquidificador até que não haja mais grãos visíveis. Coloque a mistura em uma panela, adicione as raspas de casca de limão e as passas. Cozinhe em fogo baixo mexendo sempre até que comece a ferver. Deixe cozinhar mais 2-3 minutos. Desligue e sirva com mel. A mistura fica com uma consistência mais firme à medida que esfria.


9 comentários:

Akemi disse...

Bom dia, Karen! Já morri de rir com os fatos da vida! kkkk Queria ter essa visão a respeito desses bichinhos viu! E que inusitado sua versão de arroz doce em creme! Bjss

Luna disse...

Karen, como a Akemi, eu morri de rir: "carunchos são fatos da vida", rs. Eu acho que nunca comi arroz doce, tenho uma certa indiferença a arroz. Mas em forma de mingau deve ficar bom, lembro que adorava mingau de mucilon de arroz quando criança, rs. Beijo!

Karen disse...

Akemi, acho carunchos chatos, jogo fora pacotes "contaminados", mas nunca os achei absolutamente nojentos ou algo parecido. (Acho que ninguém mais vai querer comer em casa...). Gostei do "mingau", dá para fazer com restinhos de arroz!

Luna, eu também não ligava muito para arroz, mas recentemente comecei a gostar mais dele. Sabe que nunca comi mucilon?

tatiane disse...

Arroz doce era sobremesa frequente quando era criança, mas tinha essa mesma aversão: arroz é salgado, sem falar que minha mãe gosta de comer gelado. Foi de um ano pra cá comecei a fazer em casa, mais ou menos do meu jeito, bem quentinho e com muita canela... aí peguei gosto.

Eu mudei de idéia sobre os carunchos quando ouvi alguém dizer que bichinho na salada é um bom sinal, se eles sobreviveram ao agrotóxico não deve fazer tão mal.

Karen disse...

Tatiane, ainda bem que gostos mudam, não é mesmo?

Sem falar que sempre são uma fonte extra de proteínas, vi uma matéria sobre isso na TV5. Na Tailândia, praticamente tudo o que se move é comido e até a FAO está pesquisando o assunto. rs

Ana disse...

Nossa, adorei sua versao cremosa do arroz doce!!
Eu adoro tudo cremoso, doce, salgado, etc. A textura cremosa eh algo q me atrai e me deixa tao feliz. Gosto de yogurte batido com frutas e uma fatia de abacate, nossa, fica taaaao cremoso e macio/fluffy, eu amo!
Gostei muito dessa ideia do arroz doce cremoso, irei testar pois fiquei com a maior vontade de uma colheradinha dessas!!
Eu gosto muito de mingua de aveia, e as vezes bato a aveia no liquidificador antes de cozinhar (bato ela seca mesmo), ai fica um creme bem cremoso e delicioso do tipo do seu mingau!
Beijos!
Ana

Quéroul disse...

achei muito saudável um mingau de arroz integral, com mel e passas.
já eu uso o arroz pra risotto, leite de côco, açúcar e canela de modo abundante, e como tudo feliz da vida.

caruncho é um bicho (e uma palavra) engraçado (a), mas nunca pensaria neles como 'fatos da vida'.
adoro sua paz interior, hehehehe.

beijo.

Karen disse...

Quéroul, vi dessas receitas, inclusive com leite condensando e me pareceram deliciosas, mas não ideais para comer diariamente. Já passei da idade de comer mingau para ficar forte e crescer... rs

Carunchos são chatos, mas existem, fazer o quê? :))

Karen disse...

Ana, eu também adoro creminhos e sobremesas cremosas de qualquer tipo. Não gostava muito de aveia e mingaus quando era mais nova, mas agora adoro!

Espero que aprove!