10.12.11

Bolo de peras do Nigel Slater


Gosto muito do tipo de comida e do estilo de cozinha do Nigel Slater, tenho apenas uma livro dele, o Kitchen Diaries, mas foi o suficiente para que passasse a admirá-lo. O livro me faz pensar na vida em uma cidade pequena, arborizada, onde ainda é possível fazer uma pequena horta e na qual manteiga e ovos podem ser adquiridos em vendas ou diretamente do produtor. É uma comida improvisada com os ingredientes à disposição no momento, honesta, sem frescuras.

Este bolo é um exemplo disso. A base é praticamente uma receita de bolo quatro quartos, se você se sente um zero à esquerda para bolos, basta saber preparar essa massa. Ela é uma base muito boa, gostosa e amanteigada. Fundamentalmente, ela consiste em se pesar os ovos e em se utilizar a mesma medida para a farinha, a manteiga e o açúcar, adicionar um pouco de fermento ou bicarbonato de sódio e voilà!

A receita original levava uma porção de mirtilos além das peras, mas usei apenas estas últimas, afinal, mirtilos não são comuns por aqui. Fiz uma arranjo "artístico" com as peras que deveriam ser apenas espalhadas sobre a massa e não sei se foi uma ideia tão boa assim, pois a parte superior das frutas não envolvida pela massa ficou escura, talvez devesse ter usado um pouco de suco de limão para evitar isso, ou colocado alguns pedacinhos de manteiga sobre as frutas, fica a nota. Entretanto, o bolo ficou muito bom assim mesmo, pouco doce, ótimo com uma xícara de chá.



Bolo de peras do Nigel Slater


130g de manteiga à temperatura ambiente
130g de açúcar demerara (ou cristal orgânico)
2 peras maduras (usei mais uma metade), descascadas e cortadas em pedaços
2 ovos grandes à temperatura ambiente batidos
130g de farinha
1 c chá de fermento
um pouco de açúcar para polvilhar


Preaqueça o forno à 180C. Forre a base de uma forma de 21-22cm com um pedaço de papel manteiga (ou unte e enfarinhe uma forma equivalente).

Bata a manteiga com o açúcar até que a mistura fique pálida e leve. Adicione os ovos batidos aos poucos. Adicione a farinha e o fermento peneirados e mexa cuidadosamente até obter uma massa homogênea. Coloque-a na forma e espalhe as peras sobre ela. Polvilhe um pouco de açúcar e asse por cerca de 55 minutos.




6 comentários:

banzai disse...

adorei o seu texto e o bolo que me pareceu bem simples de fazer, eu que sou uma negação pra bolos. Vc não mora numa cidade pequena e arborizada?
abração
madoka

Karen disse...

Madoka, até moro, mas não dá para comprar ovos e manteiga bem pertinho, tem que pegar estrada e tal. Queria poder fazer essas coisas de bicicleta. :)

Taís disse...

Nossa, que bolo lindo! Também partilho o desejo de buscar ovos com bicicleta, um pouco distante da minha realidade hoje, mas quem sabe ? :)

Karen disse...

Taís, acho que todos temos os nossos sonhos bucólicos...

Ameixinha disse...

Tenho um livro dele, o Real fast food e gosto bastante. É uma culinária descomplicada e isso é super bom :)

Karen disse...

Ameixinha, queria comprar mais livros dele, "Tender" parece muito bom!