16.12.11

Mochi com gergelim e mel

mochi grelhado com molho de shoyu, gergelim e mel


Coloquei um dos mochis que fiz em uma frigideira antiaderente sem gordura e deixei até que os dois lados ficassem levemente dourados e o interior ficasse macio e comi com um molho à base de shoyu, mel e sementes de gergelim trituradas. Como devolvi o suribachi (espécie de pilão japonês) que havia "emprestado" da minha mãe, usei um moedor elético de café que uso também para moer temperos para triturar grosseiramente o gergelim. Ficou gostoso, mas ainda prefiro a forma mais simples, apenas com shoyu e açúcar. São sabores da infância.

Os mochis também podem ser grelhados sobre carvão ou diretamente sobre a chama do fogão se você tiver uma daquelas telinhas de metal (não sei o nome) próprias para isso. Também é possível usar colocar o mochi na máquina de waffles e fazer "moffles". Há quem faça "sanduíches" com queijo e presunto assim.

Os acompanhamentos e molhinhos são limitados apenas pelas preferências e imaginação de cada um.


moffle com molho de shoyu e açúcar

7 comentários:

Quéroul disse...

que lindo que ficou o moffle. olhando daqui ele parece um biscoito de polvilho... me empolguei mais com ele assim do que na forma de bolinho! :)

Ana disse...

Karen, vc tem uma proporcao de acucar e shoyu q usa p/ o molho?
Meu filho eh louco por soy sauce, acho q ele ia curtir o mochi com esse molhinho de shoyu adocicado. Como te falei, acho q vou mesmo comprar uns mochis! hehe!
Ana

Karen disse...

Quéroul, os filhos de uma das leitoras do blog chamam os mochis de "pão de queijo japonês". Não foi só você que fez esse tipo de associação! rs

Ana, eu misturo tudo a olho e vou provando até que fique do jeito que gosto. Prefiro que o açúcar predomine, quase uma "calda" com fundo de shoyu.

Espero que encontre os mochis sem recheio!

Letrícia disse...

Fiquei feliz de saber que mais alguém come mochi assim. Todo mundo da minha família me olha estranho quando eu coloco açúcar no shoyu.

Beijo!

Karen disse...

Ué, e como é que eles comem mochi?

Letrícia disse...

Eels comem só com shoyu e aji-no-moto.

Karen disse...

... sem comentários ... rs