15.1.12

Peras belle Hélène


As sobremesas do Natal e do Ano Novo foram afrancesadas. Um tipo de crepe suzette no Natal e peras belle Hélène no final do ano.

Receita simples. Basta cozinhar rapidamente as peras na calda e montar a sobremesa com sorvete de baunilha/creme, calda de chocolate e fatias de amêndoas tostadas. Passo só as indicações gerais, usei canela para a calda, mas você pode adicionar casca/raspas de limão ou baunilha.

Faço a calda de chocolate combinando chocolate, creme de leite e uma ou duas colheradas de alguma bebida como Cointreau, Poire William, Grand Marnier, Drambuie, ou mesmo um conhaque ou uísque, apenas para dar um gostinho. Geralmente coloco o chocolate para derreter no micro-ondas com o creme de leite, mas não sei se há uma ordem correta para se fazer a calda, em algumas receitas o creme de leite (nesse caso necessariamente fresco) é fervido e misturado ao chocolate picado. Mas a forma mais ortodoxa pede que a calda seja feita em banho-maria. A bebida entra sempre no final.



Peras belle Hélène

300ml água
150g de açúcar
1 canela em pau
4 peras médias cortadas ao meio, descascadas e sem as sementes


Aqueça a água, o açúcar e a canela em uma panela, quando ferver, junte as peras e deixe cozinhar até que fiquem macias, porém firmes, cerca de 10-12 minutos. Retire do fogo e deixe as peras esfriarem no próprio líquido. Conserve na geladeira e empregue quando for montar a sobremesa.


6 comentários:

Diogo Marques disse...

Tão bom umas belas pêras cozidas :D

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Huuuuuuuuuuum delicia!

Cê tá danada na troca dos layouts, rs.

Bjao

Karen disse...

Diogo, peras cozidas são mesmo boas... rs

Georgia, acho que preciso estudar um pouco de html para que ele fique do jeito que quero! rs

Ana disse...

Adoro peras assadas, com chocolate e sorvete entao, eh muito delicia!!!
Ana

Karen disse...

Ana, cozidas, assadas, peras são deliciosas!

Judy disse...

Muito apetitosas e sempre muito bem- vindas
Boa semana...