18.4.06

Cake salgado de atum, pimentão e orégano

Este cake é da revista "Cuisine et vins de France", ele é bem gostoso. Talvez da próxima vez eu adicione menos azeite. O pimentão dá um efeito muito bonito, não é mesmo?

Cake de atum, pimentão e orégano

220 g de farinha
4 ovos
250g de atum em lata conservado em água (2 latinhas, de preferência daquelas de atum em lascas e não sólido)
1 pimentão vermelho grande ou 1 vidro de pimentão em conserva (eu costumo lavar o pimentão, coloco-o em uma assadeira e deixo no forno virando de vez em quando para não queimar, depois eu o retiro, deixo esfriar e retiro a pele, acho mais simples do que “queimá-lo” sobre a chama do fogão)
75 g de queijo ralado
100ml de vinho branco
100ml de azeite
1 c. chá de fermento em
2 c. sopa de orégano
sal e pimenta

Preaqueça o forno à 210C. Unte e forre o fundo de uma forma de bolo inglês com papel manteiga (é bom fazer isso porque o bolo gruda mesmo). Escorra o atum e corte o pimentão em tiras no sentido do comprimento.

Misture a farinha, o fermento, 1 boa pitada de sal e um pouco de pimenta. Adicione os ovos, o vinho, o azeite, o queijo, o atum e o orégano, misture muito bem. Coloque metade da massa na forma, coloque as tiras de pimentão e cubra com o resto da massa. Asse por cerca de 45 min. Insira uma faca no centro do cake, se sair limpo, está pronto. Desenforme morno e sirva frio com uma salada.


*************************************

I'm becoming a fan of this kind of cake, this one is also from "Cuisine et vins de France". I think that you could add about 60ml olive oil. Quite good, the red bell pepper gives it a beautiful touch.

Tuna, red bell pepper and oregano Cake

220g ap flour
4 eggs
250g tuna, canned in water, shredded and drained
1 large red Bell pepper (place it in a baking dish and bake it for some minutes, turning it from
time to time, let it cool, peel and cut into long stripes)
75 g grated cheese
100ml White wine
100ml olive oil
1 teaspoon baking powder
2 tablespoons oregano
salt and pepper to taste

Preaheat oven to 210C. Grease and line bottom of a loaf pan with wax or parchment paper.
Mix flour, baking powder, salt and pepper.
Add eggs, White wine, olive oil, grated cheese, tuna, oregano, and stir well. Pour half the dough mixture into the pan, arrange red Bell stripes, and cover with the remaining dough. Bake for about 45 min. Unmold warm and serve at room temperature with a salad.

13 comentários:

Akemi disse...

Linda torta! E é mais simples do que a torta de liquidificador, pois é só misturar tudo ne? Vou experimentar!

Karen disse...

Akemi, acho até que você pode usar o liquidificador para misturar os ingredientes líquidos. O que dá mais trabalho é o pimentão, se você não tiver a conserva.

Anônimo disse...

Oi, Karen! Esta foto do "interior" do cake está demais. Uma vez peguei uma receita francesa de cake com azeitonas e presunto. Eu não fiz, mas minha antiga colega de blog fez e adorou. Ando meio desanimada e sem tempo de cozinhar ultimamente. Dieta... Fases da vida. Mas nem por isso deixo de te visitar regularmente. Sou sua fã. Abraço!

Anônimo disse...

This sounds like a very filling meal with the bread, tuna, cheese, and bell pepper. Yummy!

Paz

Karen disse...

Lara, as receitas de "cake" francesas são ótimas mesmo! É preciso ter tempo disponível para cozinhar e ânimo... Eu também passo por fase assim... Acontece! (Ah! Dei um lida na Trip que você recomendou, tem matérias interessantes.)
Abraços!

Paz, it is filling indeed!

Valentina disse...

Karen, adoro este tipo de receita. Ótima escolha querida.Uma refeiçao completa,não?!?Com uma saladinha verde..

Elvira disse...

Também ando numa fase de cakes salgados. Ontém, publiquei uma receita com atum, e em breve, vou experimentar a sua receita com pêras e roquefort.

Karen disse...

Valentina, adoro cakes salgados, aqui em casa sirvo como acompanhamento (o marido precisa de carne, sabe como é, né?) ;-)

Elvira, eu vi sua receita! Até achei engraçada a coincidência porque tinha acabado de postar a minha. Acho o cake de pêras é delicioso!

Elvira disse...

Passei para agradecer, porque ontem, fiz o cake de pêras com roquefort e acho que foi o melhor que fiz na minha vida. Obrigada, Karen!

Em breve na Tasca...

Karen disse...

Elvira, que bom que você gostou! Ele é uma delícia mesmo!

Elvira disse...

Este cake está neste momento no forno...

Floppy disse...

olá :)

é só para dizer que fiz este cake pela 2ª vez e que fiz umas modificações que acho que o tornaram ainda melhor! Pus cerveja em vez de vinho branco (porque tinha acabado), pus 3 latas de atum em vez de 2 e pus parte do pimentão na forma antes de deitar a massa (ficou mto bonito)... adorei! é óptimo para estes dias de calor :)

Karen disse...

Floppy, adorei suas mudanças! Também acho que com mais atum a massa deve ficar muito melhor, a cerveja deve dar um toque especial. Ainda vou experimentar. Obrigada!