4.9.06

Pão integral

Achei esta receita aqui. Os ingredientes dos pães que faço não variam muito, sempre uso farinha de trigo integral e grãos, mas a quantidade dos ingredientes faz bastante diferença no produto final. Adorei a textura destes pães, eles são macios e crescem bastante. Nota 10 com louvor. Amassei por 10 minutos na máquina de pão, mas não é preciso, foi preguiça mesmo, a massa é super manuseável. Modelei os pães, deixei crescer um pouco e assei. CORREÇÃO: Fiz 1/3 da receita e adicionei sementes de linhaça e girassol, mas nem é necessário, pois o pão já super nutritivo.


Pão integral

3x de água morna
1x de óleo
3 ovos
1 c sopa de sal
1 x de açúcar mascavo
1 x de farelo de trigo
1 x de gérmen de trigo
2 x de farinha de trigo integral (fino)
2 x de aveia em flocos ou farinha de aveia
2 c de chá de fermento biológico instantâneo seco
Aproximadamente 1 kg de farinha de trigo

Misture o óleo, os ovos, o sal e o açúcar mascavo. Mexa e coloque o farelo de trigo, o gérmen de trigo e a água morna. Misture e acrescente o fermento, o trigo integral e a aveia. Misture novamente e coloque trigo até ficar uma massa dura. Sove bem, por cerca de 10 min. Leve para crescer por aproximadamente 1 ou 2 horas. Divida a massa em três partes. Enrole o pão e coloque em assadeiras de bolo inglês untada com óleo e deixe crescer por mais 1 ou 2 horas, até que cresça bastante. Leve para assar em forno médio por cerca de 40 min.
Nota: Se usar a máquina para amassar coloque os ingredientes na ordem sugerida pelo fabricante.


************************************

I've found this recipe here (in Portuguese). Even if the main ingredients i use when I make bread don't change much, (I always use whole wheat flour and grains) their quantities are never the same and it makes a big difference when it comes to texture. I loved the texture of these breads, they were soft and delicious. I kneaded the dough for 10 minutes in the bread machine, (but you can knead it as you are used to), shaped and let them rise before baking. CORRECTION: I made 1/3 of the recipe and added linseeds and sunflower seeds, but it is optional, the bread is great the way it is.


Whole wheat bread

3 cups warm water
1 cup oil
3 eggs
1 tbsp salt
1 cup dark brown sugar
1 cup wheat bran
1 cup wheat germ
2 cups whole wheat flour
2 cups oats or oat flour
2 tsp active dry east
About 1 kg flour

Combine oil, eggs, salt and sugar. Add wheat bran, wheat germ and warm water. Stir well. Add east, whole wheat flour and oats. Combine everything well and add the flour little by little until you are able to work with the dough. Knead for some minutes (the longer the better). Allow it to rise for about 1 to 2 hous. Divide the dough into three balls. Shape each of them and put in greased loaf pans. Leave them to rise for 1 to 2 hours. Bake at 190C for about 40 min.
N.B.: If you use the bread machine add the ingredients in the order recommended by the manufacturer.


20 comentários:

Eli disse...

Vendo esses pães tão bonitos dá vontade de tentar fazer. Karen vc saberia me dizer se esse pão resseca rapido? Porque vejo que rende bem a receita né?

Karen disse...

Eliana, eu não saberia dizer, pois sempre modelo pães pequenos e assim que eles esfriam eu já os congelo e vou comendo um por dia. Sei que no dia seguinte eles ainda estavam bons. Em termos de maciez e textura, estes foram uns dos melhores que comi.

Fer Guimaraes Rosa disse...

eu precisava me animar para fazer uns paes, eh uma terapi, fora aquele cheirinho delicioso pela casa...hmmm! :-)

miki w. disse...

eu adoro paes caseiros, mas minhas incursoes nessa area nunca dao muito certo... a massa nunca fica exatamente fofinha e eu sempre fico frustrada!
vc tem algum segredo, karen?
bjs, miki

Ana disse...

Karen, que paezinhos lindos, adorei sua adicao de linhaca, perfeito! Adoro paes integrais cheio de sementinhas dentro!
Vou fazer essa receita essa semana, pois minha leva de paezinhos de okara ja acabaram e ja estao pedindo mais paezinhos por aqui! hehe!
Tenho comprado uns oat rolls em um supermercado bacana aqui q sao uma delicia, mas nao sao muito baratinhos quando comparados se fizermos em casa.
Adorei os ingredientes dessa receita, depois te conto como ficaram os meus, vou fazer sem falta amanha ou depois, me aguarde!!
Ana

Anônimo disse...

karen,yo no creo.. quer matar um por um ? Amei, de todo coração.

Karen disse...

Fezoca, eu não sou do tipo que gosta de ficar um tempão amassando pães, mas gosto muito do resultado!

Miki, as minhas também não davam, mas depois que comprei a máquina de pães, eu só coloco os ingredientes lá dentro, deixo ela amassar e depois modelo os pães para assar no forno. Parece que boa parte do segredo dos pães está naquele ato de ficar amassando e amassando, eu não tenho muita paciência.

Ana, por aqui também estão aparecendo pães integrais muito bons, mas faz tempo que não compro! Acho que você vai gostar da receita, só há uma correção que preciso fazer na receita, eu fiz 1/3 da receita e rendeu bastante!

Renata, pão é minha fraqueza! Eu não resisto às cestinhas de pães dos restaurantes!

Akemi disse...

Adoro massa, comer e fazer, mas eu sou engraçada. Agora que está quente, ótimo para a massa fermentar, eu não me animo a fazer. Costumo fazer mais no inverno, vai entender ne? rsss
Estes pães estão super apetitosos mesmo, com aquele queijinho de cabra, hummmmmm!!!!

Anônimo disse...

Karen, os seus pães estão lindos. E você adivinhou o meu pensamento: estou doida pra fazer uma receita de pão integral. Quero aproveitar o feriado para aprontar na cozinha. :D
Já está na minha to do list.

Ah, e quanto ao fato de amassar bastante, é verdade, sim: massa de pão, quanto mais a gente sova, melhor fica.

Bjs e obrigada por dividir a receita conosco!

Anônimo disse...

karen, sem ter visto seu post, ontem também me inspirei a fazer pão integral com sementinhas de linhaça. mas não ficou assim lindo não. acho que pode ser esse ingrediente mágico, a paciência...
você usa bastante a sua máquina de pão? vale a pena mesmo?
beijos e parabéns pelos pãezinhos!

miki w. disse...

ahhhh, entendi! bem, da próxima vez vou amassar com mais afinco :-p!
obrigada a todas! bjs, miki

Karen disse...

Akemi, um pãozinho quentinho é mais apetitoso no inverno mesmo!

Patricia, espero que goste, eu achei esta receita muito boa. Aproveite bem o feriado e divida o resultado conosco!

Miki, de nada! Espero que tenha mais sucesso nas próximas vezes!

Karen disse...

Dadivosa, obrigada! Eu uso bastante a máquina para amassar e misturar os ingredientes, porque acho que ela faz isso melhor do que eu, mas para assar, prefiro o forno, acho os resultados melhores do que assando na máquina.

Ana disse...

Karen, fazendo 1/3 da receita quantos paezinhos renderam??
Estava pensando em assa-los nas forminhas de muffins, acho q da certo, ne?! Apesar q eu gostei do formato dos seus... mais rusticos!
Ana

Karen disse...

Ana, bota "rústico" nisso!
Renderam uns 8 pães, acho que dá certo na forma de muffin sim!

Ana disse...

Karen, fiz os paezinhos, AMEI, postei la no meu blog!
Thank you, thank you, thank you!!! Obrigada mesmo, sao deliciosos, tudo q vc falou e mais um pouco, nota 10 de verdade!!
Ana

mar disse...

ola!!Q ideia maravilhosa a sua!!Eu gostaria de saber se tem e como se diz em japones farinha integral,farinha de centeio,farinha de linha no japao.
Desde ja agraceco p atencao

Karen disse...

Oi Mar, eu nunca comprei esses ingredientes no Japão, mas procurei em dicionários e na net e achei os seguintes nomes:

farinha integral: zenryufun (全粒粉)
farinha de centeio: raimugiko (ライ麦粉)
semente de linhaça: ama no mi (亜麻の実)

Em todo caso, se tiver dúvidas talvez a (Akemi possa explicar melhor, pois ela mora no Japão e tem mais contato com os ingredientes)

Abraços!

Unknown disse...

Achei maravilhoso este blog. Tenho interesse no momento em fazer pães integrais.

Uma pergunta:- Que fermento é este para pão granulado ?

Um abraço

Angélica

meu email: 700angelica@gmail.com

Karen disse...

Obrigada pela visita, Angélica! O fermento é aquele biológico seco, foi falha de tradução...

Abraços!