27.5.11

Casquinha de vieira



Esta é uma receita que sempre faz sucesso quando a preparo. Ela é muito requintada e  gostosa, mas também é trabalhosa, meio cara e gorda. Como a vieira não é fácil de encontrar e custa um bocado, compro uma bandejinha congelada e compenso a quantidade que falta com o peixe e o camarão. Na verdade, trata-se de um gratinado de frutos do mar, se não quiser/puder usar as casquinhas, você pode servi-las em ramequins pequenos. Dá uma entrada ótima, quem come diz que poderia ser o prato principal, e eu concordo. Boa ideia para impressionar namorado/a em junho...

Tirei a receita de uma revista Claudia antiga.  Está escrito que ela rende 10 porções, mas sempre obtenho mais. Se quiser torná-la mais "magra", você pode substituir um pouco do creme de leite do molho branco por leite. Não usei pimentão desta vez.



Casquinha de vieira

1 kg de carne de vieira limpa e escorrida
250g de filé de pescada cortado em pedaços pequenos
250g de camarão limpo
1 x de vinho branco
3 c chá de sal
1/2 x de azeite
farinha de rosca para polvilhar

Misture os frutos do mar, tempere com sal e adicione o vinho branco. Deixe descansar enquanto prepara o molho branco. Depois disso, escorra e frite essa mistura em uma panela com o azeite. Escorra em papel-toalha.


Molho branco

6 c sopa de manteiga
2 cebolas médias picadas
1/2 x de farinha de trigo
2 x de creme de leite fresco

Derreta a manteiga e doure as cebolas. Adicione a farinha mexendo sempre. Junte o creme de leite e misture bem. Reduza a temperatura e deixe cozinhar, ainda mexendo, por 10 minutos. Reserve e prepare o refogado de cogumelos. (O molho é bem espesso, adicione leite durante o cozimento se desejar que ele fique mais ralo ou renda mais).


Refogado de cogumelos

2 c sopa de manteiga
15 cogumelos cortados ao meio
1 pimentão verde picado
2 c sopa de molho inglês
2 x de parmesão ralado

Derreta a manteiga e refogue os cogumelos e o pimentão até que este fique macio. Adicione essa mistura ao molho branco junto com o molho inglês e o parmesão. Misture bem.


Montagem:

Distribua metade da mistura de molho branco com cogumelos entre as casquinhas, coloque porções do refogado de peixe e termine cobrindo com o molho branco. Polvilhe com farinha de rosca e leve ao forno para gratinar por cerca de 10 minutos.


7 comentários:

YES we Cooking disse...

Nossa, parece bom demais hein? Já está anotadíssimo, adorei! Beijos, Cecilia

Quéroul disse...

tive sete síncopes seguidas aqui só porque li 'vieira'.

achei uma bandejinha outro dia, devia vir entre 10 e 15 'hamburguinhos' (ai, vai dizer que elas não são lindos hamburguinhos do mar), custando quase 50 reais. eu nem achei extremamente caro (mesmo sabendo que é sim), mas não comprei porque tava bem longe de casa, e de busão.

ainda hei de comer vieira nessa vida! nem que seja na refeição final! :D

Dahiane disse...

Confesso que não sou chegada a frutos do mar, mas a aparência da receita ficou ótima! bjos e bom fds :)

Karen disse...

Cecilia, é muito bom, acho trabalhoso e não faço sempre, apesar de meu marido pedir sempre.

Quéroul, a bandejinha que compro não custa tanto, mas também acho bem cara. A vieira faz só uma "aparição" na receita, mas é gostosa. Desconfio que vieira fresca deva ser muuuito melhor do que a congelada. (Se for para a Europa em junho, é um boa chance de experimentar!).

Dahiane, é um prato muito bom para quem gosta de frutos do mar (e pra quem não gosta tanto porque o molho branco também é muito saboroso). Bom final de semana!

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Karen, nao conheco Vieira e fui na net para ver a imagem mas tb nao consegui definir. Vieira, seria um tipo de filé de peixe? Eu moro na Alemanha e como agora comeca a esquentar quem sabe encontro por aqui. Vc poderia escrever para o meu email me respondendo?
saiajusta4@gmail.com
As forminhas eu tenho, rs.
Geralmente faco casquinha de siri e a carne de siri eu compro no asiático, porque os alemaes nao conehcem isso.

Obrigada

Karen disse...

Georgia, a vieira é um molusco. Em francês é "coquille saint-jacques", em alemão, achei como "Jacobsmuschel". Por aqui você só usa a "carne" branquinha e redonda dela. Veja aqui.

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Ah, valeu. Já sei o que é entao. Eles vendem aqui já prontinho.

Obrigada


Abracos